Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/405
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | MUNIZ, Marcela Lourene Correia | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Carmina Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-07T10:25:03Z | - |
dc.date.available | 2020-12-07T10:25:03Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/405 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como requisito para obtenção do título de Mestre. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Introdução: A parada cardiorrespiratória na gestação demanda da equipe multiprofissional conduta diferenciada, tendo em vista a sua especificidade. Dessa forma, destaca-se a necessidade de capacitação desde a formação acadêmica a partir de recursos didáticos como o vídeo educativo. Objetivo: elaborar e validar vídeo educativo para estudantes de Enfermagem acerca da Parada Cardiorrespiratória (PCR) em gestantes. Método: Realizou-se estudo metodológico incluindo as etapas de construção do roteiro a partir do storyboard, produção do vídeo e validação pelo público-alvo. O conteúdo foi validado por 22 juízes-especialistas a partir do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional que contempla a concordância dos juízes em relação ao objetivo, estrutura, apresentação e relevância do storyboard. O recrutamento do público-alvo ocorreu por conveniência, e foram incluídos 21 acadêmicos do curso de Bacharelado em enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco do campus Pesqueira. Os alunos responderam ao questionário adaptado do Suitability Assessment of Materials (SAM) que possui questões acerca do conteúdo, linguagem, imagens e motivação e adequação cultural. O conteúdo e a aparência do vídeo foram validados pelo cálculo do Índice de Validade de Conteúdo maior ou igual a 0,80% (IVC ≥0,8). A pesquisa foi submetida a aprovação do comitê de ética com parecer nº 3851786. Resultados: O conteúdo do storyboard apresentado aos juízes foi dividido em 5 blocos que versavam sobre as mudanças fisiológicas na gravidez, as etapas do suporte básico e identificação da PCR, compressões e ventilação, desfibrilação e cesariana. No que se refere à concordância identificada entre os 22 juízes, todos apresentaram concordância superior a 80% em todos os itens. Na validação da aparência do vídeo para o público-alvo os valores de IVC e do teste binomial indicaram a concordância estatisticamente superior a 80% em todos os itens, demonstrando que o vídeo foi avaliado como compreensível para a população a que se destinou. Todos os alunos informaram que já recorreram a este tipo de tecnologia para buscar conteúdos acadêmicos e todos consideraram o vídeo como boa opção de ferramenta educativa que pode ajudar no seu processo de formação acadêmica. Conclusão: O vídeo foi considerado válido em relação ao conteúdo de acordo com a concordância de juízes especialistas e na semântica e aparência pelo público-alvo. Descritores (Decs): Ressuscitação Cardiopulmonar. Recursos Audiovisuais. Educação em Saúde. Gravidez. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ressuscitação cardiopulmonar | pt_BR |
dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Gravidez | pt_BR |
dc.title | Elaboração e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória em gestantes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_Elaboração e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória em gestantes.pdf | 2.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.