Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/386
Title: A importância da avaliação neuropsicológica no transtorno específico da aprendizagem
Authors: CASTRO, Joice Alves Conceição de Almeida
Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Neuropsicologia em Saúde
Keywords: Aprendizagem
Dislexia
Neuropsicologia
Transtornos de aprendizagem
Issue Date: May-2017
Abstract: RESUMO O processo de aprendizagem estabelece uma conexão com um conjunto de habilidades cognitivas, que quando prejudicadas, pode comprometer de forma negativa no desenvolvimento humano, resultando em uma dificuldade escolar e/ou aos transtornos de aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo discorrer por meio de uma revisão de literatura, sobre a importância da avaliação neuropsicológica no transtorno específico da aprendizagem, e as definições dos quatros domínios acadêmico prejudicados com prejuízo na leitura (dislexia), na escrita (disgrafia), erros de escrita (disortografia) e na matemática (discalculia), compreendendo as necessidades de um acompanhamento multiprofissional para esse público. A neuropsicologia vem promover a elucidação da relação entre os processos mentais e os sistemas neurofuncionais envolvidos na aprendizagem, sendo um diagnóstico mais claro e descritivo das alterações deste processo, bem como auxiliar a planejar estratégias mais eficientes de intervenção fundamentadas no conhecimento dos mecanismos cognitivos prejudicados. Esta pesquisa será utilizada como instrumento para realização de palestras aos educadores, pais/responsáveis e profissionais interessados no assunto. Palavras Chave: Aprendizagem; Dislexia; Neuropsicologia; Transtornos de aprendizagem
Description: Projeto apresentado na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Neuropsicologia Clínica.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/386
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Joice Castro.pdf338.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.