Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/386
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCASTRO, Joice Alves Conceição de Almeida-
dc.date.accessioned2020-09-17T16:48:39Z-
dc.date.available2020-09-17T16:48:39Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/386-
dc.descriptionProjeto apresentado na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Neuropsicologia Clínica.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O processo de aprendizagem estabelece uma conexão com um conjunto de habilidades cognitivas, que quando prejudicadas, pode comprometer de forma negativa no desenvolvimento humano, resultando em uma dificuldade escolar e/ou aos transtornos de aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo discorrer por meio de uma revisão de literatura, sobre a importância da avaliação neuropsicológica no transtorno específico da aprendizagem, e as definições dos quatros domínios acadêmico prejudicados com prejuízo na leitura (dislexia), na escrita (disgrafia), erros de escrita (disortografia) e na matemática (discalculia), compreendendo as necessidades de um acompanhamento multiprofissional para esse público. A neuropsicologia vem promover a elucidação da relação entre os processos mentais e os sistemas neurofuncionais envolvidos na aprendizagem, sendo um diagnóstico mais claro e descritivo das alterações deste processo, bem como auxiliar a planejar estratégias mais eficientes de intervenção fundamentadas no conhecimento dos mecanismos cognitivos prejudicados. Esta pesquisa será utilizada como instrumento para realização de palestras aos educadores, pais/responsáveis e profissionais interessados no assunto. Palavras Chave: Aprendizagem; Dislexia; Neuropsicologia; Transtornos de aprendizagempt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectTranstornos de aprendizagempt_BR
dc.titleA importância da avaliação neuropsicológica no transtorno específico da aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Lato Sensu Neuropsicologia em Saúdept_BR
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Joice Castro.pdf338.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.