Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/386
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | CASTRO, Joice Alves Conceição de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-17T16:48:39Z | - |
dc.date.available | 2020-09-17T16:48:39Z | - |
dc.date.issued | 2017-05 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/386 | - |
dc.description | Projeto apresentado na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Neuropsicologia Clínica. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO O processo de aprendizagem estabelece uma conexão com um conjunto de habilidades cognitivas, que quando prejudicadas, pode comprometer de forma negativa no desenvolvimento humano, resultando em uma dificuldade escolar e/ou aos transtornos de aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo discorrer por meio de uma revisão de literatura, sobre a importância da avaliação neuropsicológica no transtorno específico da aprendizagem, e as definições dos quatros domínios acadêmico prejudicados com prejuízo na leitura (dislexia), na escrita (disgrafia), erros de escrita (disortografia) e na matemática (discalculia), compreendendo as necessidades de um acompanhamento multiprofissional para esse público. A neuropsicologia vem promover a elucidação da relação entre os processos mentais e os sistemas neurofuncionais envolvidos na aprendizagem, sendo um diagnóstico mais claro e descritivo das alterações deste processo, bem como auxiliar a planejar estratégias mais eficientes de intervenção fundamentadas no conhecimento dos mecanismos cognitivos prejudicados. Esta pesquisa será utilizada como instrumento para realização de palestras aos educadores, pais/responsáveis e profissionais interessados no assunto. Palavras Chave: Aprendizagem; Dislexia; Neuropsicologia; Transtornos de aprendizagem | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Neuropsicologia | pt_BR |
dc.subject | Transtornos de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A importância da avaliação neuropsicológica no transtorno específico da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Neuropsicologia em Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Joice Castro.pdf | 338.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.