Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/385
Title: | A utilização do portfólio como ferramenta de avaliação formativa. |
Authors: | OLIVEIRA, Verena Batista de Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde |
Keywords: | Avaliação Metodologia Ativa Portfolio |
Issue Date: | 2016 |
Abstract: | RESUMO Introdução: a educação atual exige uma transformação nos processos tradicionais de ensino-aprendizagem, no qual a avaliação segue um modelo verticalizado, linear, fragmentado e classificatório. Nesse novo contexto, surge a necessidade de uma reflexão sobre as metodologias inovadoras de ensino, aprendizagem e avaliação que sejam congruentes com os espaços de avaliação formativa e com as práticas pedagógicas contextualizadas. Um recurso que vem sendo utilizado é o Portfólio. O Portfólio é uma ferramenta que contribui para que o estudante desenvolva a sua criticidade, autorreflexão, autorregulação e autoavaliação, além de permitir o acompanhamento de toda a condução do seu processo e progresso no percurso do ensino-aprendizagem por meio de feedback. O Portfólio amplia a responsabilidade pela sua própria aprendizagem, transformando os estudantes em pessoas ativas e criativas. Objetivo: analisar a percepção dos estudantes de graduação em psicologia sobre a utilização do portfólio como ferramenta de avaliação formativa. Método: pesquisa de natureza qualitativa, com a utilização do grupo focal como estratégia de entrevista. Foram realizadas duas entrevistas com grupos focais: no primeiro, participaram sete estudantes e no segundo quatorze. Os participantes da pesquisa foram identificados por E-2, E-5, E-8, respectivamente, fazendo referência aos estudantes do segundo, quinto e oitavo período. Além disso, foram designados nomes fictícios. A faixa etária dos entrevistados variou de 19 a 39 anos. Entre os participantes, três são do sexo masculino. No processo de análise, inicialmente foram transcritos na íntegra os dados coletados. No segundo momento, ocorreu a operacionalização do tratamento dos dados, sua sistematização em categorias temáticas, análise e interpretação de caráter qualitativo utilizando a técnica de Análise de Conteúdo Temática, proposta por Minayo (2004). Resultados: os estudantes entendem que o portfólio é uma junção de todas as vivências educacionais, como: resenhas, filmes, diários de campo e sala, etc., que façam sentido e que gerem uma reflexão acerca do processo que está sendo construído. A construção do portfólio contribui para maior articulação entre teoria e prática. Além disso, destacam a importância do tutor como mediador e balizador do processo de construção do portfólio e ressaltam a necessidade de se desenvolver critérios básicos entre os tutores para a compreensão da avaliação formativa e diminuição da subjetividade no momento de atribuir nota. Conclusão: a avaliação da aprendizagem merece destaque no processo pedagógico por sinalizar as mudanças ocorridas no ensino-aprendizagem do estudante. A escolha do portfólio como uma ferramenta de avaliação formativa, na educação superior, mostra-se como aliada nessa caminhada na busca por um entendimento holístico do processo de construção da aprendizagem ativa, significativa e autodirigida dos estudantes. Palavras-chave: Avaliação. Metodologia Ativa. Portfolio |
Description: | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/385 |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
verena_batista_de_oliveira.pdf | 2.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.