Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/299
Título: Percepção dos estudantes sobre a atenção primária à saúde na formação médica
Autor(es): SANTOS JUNIOR, Djalma Feliciano Dos
SILVA, Reneide Muniz da
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Formação médica
Atenção primária
Conhecimento
Data do documento: 2019
Resumo: Introdução: O Sistema Único de Saúde no Brasil tem a Atenção Primária à Saúde como ordenadora da formação de recursos humanos e principal porta de entrada do sistema de saúde. A percepção dos estudantes sobre a formação nesse nível de atenção é essencial para a adequação curricular e primordial para melhoria da qualidade da educação médica. Objetivo: Compreender a percepção dos estudantes do último período do curso de medicina de uma faculdade privada de Recife sobre a formação e prática em Atenção Primária à Saúde. Método: Foi utilizada a metodologia qualitativa, a amostragem foi definida por critério de saturação teórica. Foram entrevistados 10 estudantes do último período da turma 2018 do curso de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde na cidade do Recife-PE. Os dados obtidos por meio das entrevistas individuais gravadas pelo pesquisador foram transcritos integralmente e analisados seguindo as três etapas operacionais da Análise Temática de Minayo: Pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos, e interpretação. As falas foram reagrupadas em quatro temas principais: Atributos da Atenção Primária à Saúde, papel da preceptoria, precariedade do cenário de prática e contribuição da Atenção Primária à Saúde na formação médica. O projeto foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde e todos os entrevistados assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O projeto atende as normas da Resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados e discussão: Os estudantes demonstraram conhecimento teórico adequado sobre os conceitos da Atenção Primária à Saúde, e destacaram a importância da Atenção Primária à Saúde para a sua formação médica e na aquisição das competências profissionais, bem como, identificaram déficits na preceptoria que em parte demonstrava desinteresse ou falta de atualização teórica, como também, a precariedade dos cenários de práticas que dificultaram o aprendizado. Conclusão: Diante das mudanças curriculares nacionais na graduação de medicina, esse estudo sugere sob a percepção dos estudantes, a necessidade de maiores investimentos e desenvolvimento de preceptoria e melhoria dos cenários de prática em Atenção Primária à Saúde, a fim de formar adequadamente recursos humanos para à saúde. Palavras-chaves: Formação Médica; Atenção Primária; Conhecimento
Descrição: Dissertação apresentada à Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito Parcial para obtenção do título de Mestre em Educação Para o Ensino na Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/299
Aparece nas coleções:TCC (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Djalma versão final.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.