Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/292
Título: Curso na modalidade de educação à distância sobre elaboração de questões de múltipla escolha
Autor(es): MELO, Yara Gabriela Falcão Ferreira de
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Avaliação educacional
Aprendizagem
Educação à distância
Educação continuada
Data do documento: 2019
Resumo: Introdução. A formação do profissional de saúde na atuação docente requer o desenvolvimento de diversas competências, dentre elas o conhecimento em diferentes estratégias de avaliação, como por exemplo a construção de itens do tipo questões de múltipla escolha (QME), a qual é uma das mais estudadas. As QME tem como vantagem a abordagem de abordam um amplo domínio em uma única questão, sendo composta por um enunciado, um comando ou pergunta, seguida das opções de resposta (gabarito e distratores). A elaboração deste tipo de item requer conhecimento técnico do docente que a elabora. O desenvolvimento docente requer especial atenção pois visa contribuir com a qualidade do processo de aprendizagem. O tempo disponível dos docentes para treinamento e oficinas é um fator limitante para educação permanente e/ou continuada. A modalidade de Educação à distância vem se apresentando cada vez mais como uma boa estratégia. Objetivo: Elaborar um curso em EaD sobre elaboração de QME para os docentes de profissões da saúde. Método: Foi utilizado o modelo de design instrucional de Kemp, Morrison e Ross, o qual possui 9 etapas: 1- Identificar os problemas instrucionais; 2- Características do público alvo; 3- Análise das tarefas, metas e propósitos; 4 - Objetivos instrucionais; 5- Sequência dos conteúdos; 6- Estratégias instrucionais; 7- Mensagem instrucional; 8- Desenvolver a instrução; 9 – Definir os instrumentos de avaliação. Na primeira etapa foi possível identificar as necessidades de instrução a partir de análise nos bancos de dados BIREME, BVS, Pubmed e Scielo, seguido da análise das características dos estudantes a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) vigentes, dos cursos da área de saúde, onde foram traçados os objetivos de aprendizagem conforme a taxonomia de Bloom e delineado as sequência dos conteúdos, projeção das estratégias de instrução, distribuição dos conteúdos e a produção dos instrumentos de avaliação. Resultados: Foi elaborado um curso com carga horária total de 6 horas, divididas em dois módulos, cada módulo possui 2 unidades temáticas, onde os conteúdos foram distribuídos por grau de complexidade. Ao final do curso espera-se que o profissional atinja os seguintes objetivos de aprendizagem: Compreender o conceito de avaliação; Identificar os tipos de avaliação escrita; Analisar as vantagens e desvantagens de alguns tipos de avaliação escrita; Avaliar a taxonomia de Bloom; Analisar a estrutura de uma questão de múltipla escolha; Reconhecer os erros que devem ser evitados na construção de uma questão de múltipla escolha; Aplicar as recomendações para elaboração de questão de múltipla escolha. O processo avaliativo ocorrerá no final de cada módulo, através de QME. Conclusão: A QME requer estratégias em sua construção. Através da participação do profissional neste curso, é possível adquirir conhecimentos importantes para uma melhor elaboração neste tipo de item.
Descrição: Dissertação apresentada como requisito para obtenção do grau de mestre em ensino para as profissões da saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/292
Aparece nas coleções:TCC (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão final Yara Gabriela.pdf3.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.