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Título: Elaboração de um um curso híbrido sobre ventilação mecânica para estudantes e profissionais de fisioterapia
Autor(es): SANTOS, Williams Emerson dos
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Ventilação mecânica
Aprendizagem
Educação em saúde
Data do documento: 2019
Resumo: INTRODUÇÃO: o fisioterapeuta respiratório nas Unidades de Terapia Intensiva visa o atendimento ao paciente crítico em condições clínicas graves, atuando nas condutas da ventilação mecânica, a reabilitação desses indivíduos incorporou cuidados com a via aérea artificial e manuseio da assistência ventilatória mecânica, tais como, o preparo e ajuste do ventilador mecânico artificial, na evolução dos pacientes, no processo de desmame e auxiliando na extubação. A Ventilação Mecânica propicia recuperação da saúde, porém pode ocasionar complicações quando realizada de forma inadequada, causando instabilidade hemodinâmica, lesões físicas, infecções respiratórias, pneumonia associada à ventilação mecânica, aumentando os índices de mortalidade e custos com internamentos hospitalares. As complicações a saúde do paciente podem ser prevenidas ou minimizadas por profissionais capacitados através de cursos e treinamentos iniciados desde a vida acadêmica. OBJETIVO: elaborar um curso no modelo de ensino híbrido (formato de ensino a distância e presencial) para o ensino em ventilação mecânica para estudantes e profissionais de fisioterapia. MÉTODO: o estudo foi realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde em Recife, no período de março de 2018 a fevereiro de 2019. As validações do conteúdo e do protótipo final do curso foram realizadas por cinco fisioterapeutas com especialização em fisioterapia respiratória com experiência em docência. O percurso metodológico foi realizado com base nas três primeiras fases do modelo de desenho instrucional ADDIE. O desenvolvimento do conteúdo do curso foi realizado pelo pesquisador principal, após análise da literatura cientifica e material técnico sobre o tema, assim como o protótipo do curso. O conteúdo do curso foi apresentado aos fisioterapeutas/docentes para ajustes e aprovação. Em seguida, foi apresentado o protótipo do curso aos mesmos profissionais para ajustes e aprovação, para elaboração da versão final do curso. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde (CEP-FPS), CAAE nº 88887718.3.0000.5569. RESULTADOS: foi elaborado um curso híbrido sobre ventilação mecânica com carga horaria de 145 horas, sendo definido os objetivos de aprendizagem, o conteúdo do curso, plano de ensino, atividades, material de apoio, os instrumentos para validação do conteúdo e validação do protótipo do curso. No processo de validação do conteúdo do curso foi evidenciado entre os especialistas que os estudantes apresentam dificuldades em contextualizar e integrar conceitos básicos em ventilação mecânica, com os modos e modalidades respiratórias e seus ajustes ventilatórios, bem como dúvidas na análise gráfica para um adequado ajuste nos parâmetros do paciente. No que se refere ao processo de validação do protótipo do curso foi destacada a importância das atividades práticas no ambiente simulado e real, e a discussão de casos clínicos nos grupos tutoriais. CONCLUSÕES: a pesquisa pôde contribuir com a elaboração de um curso sobre ventilação mecânica, elencando os principais conteúdos e objetivos de aprendizagem para construção desse treinamento, bem como as atividades, exercícios, material a ser utilizado na aplicação do curso. Como limitações deste estudo destaca-se que há necessidade de prosseguir as etapas do desenho instrucional proposto, com proposito de aplicar e avaliar o curso.
Descrição: Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS Orientadora: Profª. Dra. Patrícia Gomes de Matos Bezerra Co-orientadores: Profª Ms. Lidier Roberta Moraes Nogueira, Prof. Ms. Rafael Batista de Oliveira
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/221
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