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Título: Elaboração e validação de conteúdo e semântica de um instrumento para avaliação de competências comunicacionais na orientação farmacêutica
Autor(es): SILVA, Aline Dayse da
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Comunicação em saúde
Relações profissional-paciente
Educação em farmácia
Atenção farmacêutica
Educação baseada em competências
Data do documento: 2019
Resumo: Introdução: As competências comunicacionais são consideradas como habilidade central para os farmacêuticos e são necessárias para a garantia da segurança do paciente. Deve ser estabelecida uma base para a prática de aconselhamento de alta qualidade durante a formação do profissional farmacêutico, que irá prepará-lo para estar junto ao paciente comunicando-se com eficiência. No entanto, existem dificuldades para avaliar tais competências comunicacionais adquiridas durante a formação profissional. Objetivo: Elaborar e validar o conteúdo e a semântica de um instrumento para avaliação de competências comunicacionais na orientação farmacêutica. Métodos: Foi realizado um estudo de validação de conteúdo e semântica de um instrumento autoavaliativo para competências comunicacionais para farmacêuticos. Na fase de validação de conteúdo, o instrumento passou por um painel composto por especialistas: um especialista em método científico; um, em escalas psicométricas; um, em linguística e dois, no tema abordado. A validação semântica contou com a participação de farmacêuticos recém-formados e que trabalhavam prestando a orientação farmacêutica. Na validação de conteúdo e semântica, o critério de mudança utilizado foi de 90% de concordância. Para a finalização da etapa da validação de conteúdo, o instrumento foi retornado ao painel de especialistas para obtenção da versão consensual final. A pesquisa obedeceu aos critérios éticos da Resolução 510 de abril de 2016 e foi aprovada pelo CAEE 83290518.2.0000.5569, através do Comitê de Ética de Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde. Resultados: Como resultados dessa dissertação, foi elaborado e validado um instrumento autoaplicável para avaliação de competências comunicacionais para a orientação farmacêutica, um guia com a versão do instrumento para ser aplicado por docentes de cursos de graduação e pós-graduação de farmácia e um relatório técnico para o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco. Na validação de conteúdo do instrumento, os especialistas mantiveram por consenso a dimensão de conhecimentos e uniram as dimensões habilidades e atitudes. Como se tratava de um instrumento autoaplicável, foi sugerido deixar mais claras as afirmativas com exemplos. Na validação semântica, a versão do instrumento do painel de especialistas foi discutida por nove farmacêuticos em grupo focal. Poucos ajustes foram sugeridos, como substituição por sinônimos de palavras e sugestões de mais exemplos. Após passar novamente pela revisão do painel de especialistas, a versão final do instrumento foi enviada para o pré-teste da fase experimental de aplicação do instrumento por e-mail, utilizando o LimeSurvey, e 62 farmacêuticos recém-formados o responderam. A análise da consistência interna das respostas foi aferida por meio da utilização do teste Alfa de Cronbach, o qual obteve coeficiente médio de 0,9025, sendo demonstrado que o instrumento atingiu a equivalência conceitual, considerando o padrão do coeficiente Alfa de Cronbach que é aproximadamente de 0,80 e 0,90. Conclusões: Esta pesquisa mostrou que o Instrumento para Avaliação de Competências Comunicacionais na Orientação Farmacêutica teve resultados satisfatórios quanto a sua validação de conteúdo, semântica e consistência interna, o que demonstra que essa ferramenta tem potencial para medir eficientemente o que se pretende, podendo identificar fragilidades nos processos educacionais que possibilitam o desenvolvimento das competências comunicacionais, e assim, ser possível traçar planos para melhorias na orientação farmacêutica dos profissionais farmacêuticos.
Descrição: Dissertação para a obtenção do Grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde. Orientadora: Flávia Patrícia Morais de Medeiros Coorientadoras: Ana Rodrigues Falbo Elisângela Christiane Barbosa da Silva Gomes
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/206
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