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Title: Profissionalismo médico na perspectiva do paciente: um estudo qualitativo identificando conteúdos para instrumento de autoavaliação dos estudantes de medicina
Authors: DIAS, Carla Lemos
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Pacientes
Profissionalismo
Estudantes de medicina
Issue Date: 2019
Abstract: Introdução: O profissionalismo médico tem se tornado tema preocupante nas sociedades médicas, inclusive internacionalmente, que apontam o seu declínio, tornando o desenvolvimento dessa competência um desafio para as escolas médicas. O ensino do profissionalismo precisa compreender aspectos individuais, interpessoais e socioculturais, respeitando sua constituição multidimensional. Deve contemplar o olhar de todos os envolvidos, refletindo a relação entre a medicina e a sociedade. Instrumentos que pretendem avaliar o desenvolvimento do profissionalismo devem alcançar a perspectiva do paciente sobre o tema, respeitando os princípios fundamentais do profissionalismo: bem estar do paciente; autonomia do paciente; justiça social. Objetivo: Compreender o profissionalismo médico na perspectiva do paciente e identificar “conteúdos” para compor um instrumento de autoavaliação de estudantes de medicina. Método: abordagem qualitativa, com entrevistas áudio-gravadas e semiestruturadas, produzidas em outubro de 2018 com pacientes do ambulatório de Clínica Médica de um hospital da rede pública de saúde em Recife. O referencial teórico metodológico considerou a análise de conteúdo temática, realizada em três etapas: pré análise; exploração do material; tratamento dos resultados obtidos e interpretação. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP conforme Parecer Nº 2.766.207 e CAAE 90822418.5.0000.5201. O pesquisador declara a ausência de conflitos de interesses. Resultados: Foram entrevistados nove pacientes, com idades entre 22 e 65 anos, com escolaridade variando entre analfabetos e pós graduados. Os pacientes opinaram que a realização do exame físico, a análise dos exames complementares e gostar do que faz estão associados com o bom médico. Conhecer a vida do paciente, como vivem, orientar sobre os cuidados que devem e o que não devem fazer foram atitudes esperadas pelos pacientes. Valorizam o olhar nos olhos, a escuta e relacionam essas atitudes a uma maior chance de diagnosticar corretamente e de aplicar bem o conhecimento. Conclusão: Um instrumento de autoavaliação de estudantes deve contemplar aspetos do exercício da medicina, da contextualização e individualização do paciente e também características pessoais dos médicos. O exame físico e a análise dos exames complementares são deveres do exercício da medicina e devem ser observados quanto ao seu significado para os pacientes. A visão global do paciente tem um impacto positivo na correta aplicação do conhecimento e a satisfação com a profissão favorece o dever profissional. Perceber o paciente na sua integralidade, observar os resultados da comunicação verbal e não verbal e refletir sobre a equidade são atitudes vinculadas ao profissionalismo médico. Buscar uma relação respeitosa e empática assim como acolher, valorizando o olhar e a escuta, são habilidades essenciais para a competência médica e para o cumprimento dos deveres e responsabilidades profissionais. Ao final da dissertação, e como produto da pesquisa, foram sugeridas atitudes de profissionalismo para compor um instrumento de autoavaliação pelos estudantes. Um roteiro com o passo a passo do processamento de dados foi produzido como produto educacional de apoio à análise temática.
Description: Orientadora: Profª Drª Taciana Duque Co-orientadora: Profª Drª Reneide Muniz
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/199
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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