Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/199
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | DIAS, Carla Lemos | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T18:23:13Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T18:23:13Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/199 | - |
dc.description | Orientadora: Profª Drª Taciana Duque Co-orientadora: Profª Drª Reneide Muniz | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O profissionalismo médico tem se tornado tema preocupante nas sociedades médicas, inclusive internacionalmente, que apontam o seu declínio, tornando o desenvolvimento dessa competência um desafio para as escolas médicas. O ensino do profissionalismo precisa compreender aspectos individuais, interpessoais e socioculturais, respeitando sua constituição multidimensional. Deve contemplar o olhar de todos os envolvidos, refletindo a relação entre a medicina e a sociedade. Instrumentos que pretendem avaliar o desenvolvimento do profissionalismo devem alcançar a perspectiva do paciente sobre o tema, respeitando os princípios fundamentais do profissionalismo: bem estar do paciente; autonomia do paciente; justiça social. Objetivo: Compreender o profissionalismo médico na perspectiva do paciente e identificar “conteúdos” para compor um instrumento de autoavaliação de estudantes de medicina. Método: abordagem qualitativa, com entrevistas áudio-gravadas e semiestruturadas, produzidas em outubro de 2018 com pacientes do ambulatório de Clínica Médica de um hospital da rede pública de saúde em Recife. O referencial teórico metodológico considerou a análise de conteúdo temática, realizada em três etapas: pré análise; exploração do material; tratamento dos resultados obtidos e interpretação. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP conforme Parecer Nº 2.766.207 e CAAE 90822418.5.0000.5201. O pesquisador declara a ausência de conflitos de interesses. Resultados: Foram entrevistados nove pacientes, com idades entre 22 e 65 anos, com escolaridade variando entre analfabetos e pós graduados. Os pacientes opinaram que a realização do exame físico, a análise dos exames complementares e gostar do que faz estão associados com o bom médico. Conhecer a vida do paciente, como vivem, orientar sobre os cuidados que devem e o que não devem fazer foram atitudes esperadas pelos pacientes. Valorizam o olhar nos olhos, a escuta e relacionam essas atitudes a uma maior chance de diagnosticar corretamente e de aplicar bem o conhecimento. Conclusão: Um instrumento de autoavaliação de estudantes deve contemplar aspetos do exercício da medicina, da contextualização e individualização do paciente e também características pessoais dos médicos. O exame físico e a análise dos exames complementares são deveres do exercício da medicina e devem ser observados quanto ao seu significado para os pacientes. A visão global do paciente tem um impacto positivo na correta aplicação do conhecimento e a satisfação com a profissão favorece o dever profissional. Perceber o paciente na sua integralidade, observar os resultados da comunicação verbal e não verbal e refletir sobre a equidade são atitudes vinculadas ao profissionalismo médico. Buscar uma relação respeitosa e empática assim como acolher, valorizando o olhar e a escuta, são habilidades essenciais para a competência médica e para o cumprimento dos deveres e responsabilidades profissionais. Ao final da dissertação, e como produto da pesquisa, foram sugeridas atitudes de profissionalismo para compor um instrumento de autoavaliação pelos estudantes. Um roteiro com o passo a passo do processamento de dados foi produzido como produto educacional de apoio à análise temática. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pacientes | pt_BR |
dc.subject | Profissionalismo | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de medicina | pt_BR |
dc.title | Profissionalismo médico na perspectiva do paciente: um estudo qualitativo identificando conteúdos para instrumento de autoavaliação dos estudantes de medicina | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Carla_Lemos_Dias.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.