Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/188
Título: | Protocolo de intervenção cognitivo comportamental em grupo para crianças com transtorno de déficit de atenção hiperatividade TDAH |
Autor(es): | NÓBREGA, Nielky Kalliellanya Bezerra da Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde |
Palavras-chave: | Transtorno de Déficit de Atenção Terapia cognitivo-comportamental Hiperatividade Criança |
Data do documento: | 2019 |
Resumo: | Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por uma tríade sintomatológica de falta de atenção, hiperatividade e impulsividade frequente na população infantil. Trata-se de um problema de saúde mental bastante comum em crianças, adolescentes e adultos na população mundial. Objetivo: Desenvolver e avaliar os efeitos de um modelo de intervenção em Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo (TCCG) para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade - TDAH e seus pais/responsáveis. Método: Estudo de intervenção com delineamento de avaliação tipo antes e depois, realizado no Centro de Assistência Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi), em Maceió – Alagoas, no período de junho a dezembro de 2018. O processo de coleta de dados foi realizado pela mestranda e suas colaboradoras. As informações coletadas foram digitadas em uma planilha de dados no programa Excel versão 2016 e analisados no SPSS 23.0. O presente estudo atendeu a todos os requisitos determinados pelas resoluções 466/12 e 510/2016 da CONEP. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS em abril 2018 de acordo com o parecer 2.624.083 e CAAE 86753018.00000.5569.Resultados:Os resultados desta dissertação são apresentados seguindo a ordem dos produtos elaborados e correspondem: 01 Um capítulo de livro com o título “Psicologia da Saúde e as Terapias Cognitivo Comportamentais: estratégias de promoção de saúde mental no hospital geral”. 02 Artigo 1 ”Caracterização e perfil sociodemográfico: Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade no CAPSi em Maceió” 03 Artigo 2 “Intervenção Cognitivo-Comportamental em Grupo de crianças com TDAH” (em construção). Conclusão: A discussão desses resultados é relevante, pois incentiva pesquisas na área, apresentam possibilidades de intervenção em grupo a luz da Terapia Cognitivo-Comportamental para crianças com TDAH e seus pais/responsáveis e favorece promoção da saúde mental na infância. |
Descrição: | Dissertação apresentada a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia da Saúde. Orientador: Dr. Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa Coorientadora: Drª Carmem Beatriz Neufeld |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/188 |
Aparece nas coleções: | TCC (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nielky Kalliellanya Bezerra.pdf | 1.81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.