Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/188
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | NÓBREGA, Nielky Kalliellanya Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-04T17:26:21Z | - |
dc.date.available | 2020-03-04T17:26:21Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/188 | - |
dc.description | Dissertação apresentada a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia da Saúde. Orientador: Dr. Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa Coorientadora: Drª Carmem Beatriz Neufeld | - |
dc.description.abstract | Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por uma tríade sintomatológica de falta de atenção, hiperatividade e impulsividade frequente na população infantil. Trata-se de um problema de saúde mental bastante comum em crianças, adolescentes e adultos na população mundial. Objetivo: Desenvolver e avaliar os efeitos de um modelo de intervenção em Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo (TCCG) para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade - TDAH e seus pais/responsáveis. Método: Estudo de intervenção com delineamento de avaliação tipo antes e depois, realizado no Centro de Assistência Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi), em Maceió – Alagoas, no período de junho a dezembro de 2018. O processo de coleta de dados foi realizado pela mestranda e suas colaboradoras. As informações coletadas foram digitadas em uma planilha de dados no programa Excel versão 2016 e analisados no SPSS 23.0. O presente estudo atendeu a todos os requisitos determinados pelas resoluções 466/12 e 510/2016 da CONEP. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS em abril 2018 de acordo com o parecer 2.624.083 e CAAE 86753018.00000.5569.Resultados:Os resultados desta dissertação são apresentados seguindo a ordem dos produtos elaborados e correspondem: 01 Um capítulo de livro com o título “Psicologia da Saúde e as Terapias Cognitivo Comportamentais: estratégias de promoção de saúde mental no hospital geral”. 02 Artigo 1 ”Caracterização e perfil sociodemográfico: Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade no CAPSi em Maceió” 03 Artigo 2 “Intervenção Cognitivo-Comportamental em Grupo de crianças com TDAH” (em construção). Conclusão: A discussão desses resultados é relevante, pois incentiva pesquisas na área, apresentam possibilidades de intervenção em grupo a luz da Terapia Cognitivo-Comportamental para crianças com TDAH e seus pais/responsáveis e favorece promoção da saúde mental na infância. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção | pt_BR |
dc.subject | Terapia cognitivo-comportamental | pt_BR |
dc.subject | Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Protocolo de intervenção cognitivo comportamental em grupo para crianças com transtorno de déficit de atenção hiperatividade TDAH | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Nielky Kalliellanya Bezerra.pdf | 1.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.