Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/188
Title: Protocolo de intervenção cognitivo comportamental em grupo para crianças com transtorno de déficit de atenção hiperatividade TDAH
Authors: NÓBREGA, Nielky Kalliellanya Bezerra da
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde
Keywords: Transtorno de Déficit de Atenção
Terapia cognitivo-comportamental
Hiperatividade
Criança
Issue Date: 2019
Abstract: Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por uma tríade sintomatológica de falta de atenção, hiperatividade e impulsividade frequente na população infantil. Trata-se de um problema de saúde mental bastante comum em crianças, adolescentes e adultos na população mundial. Objetivo: Desenvolver e avaliar os efeitos de um modelo de intervenção em Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo (TCCG) para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade - TDAH e seus pais/responsáveis. Método: Estudo de intervenção com delineamento de avaliação tipo antes e depois, realizado no Centro de Assistência Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi), em Maceió – Alagoas, no período de junho a dezembro de 2018. O processo de coleta de dados foi realizado pela mestranda e suas colaboradoras. As informações coletadas foram digitadas em uma planilha de dados no programa Excel versão 2016 e analisados no SPSS 23.0. O presente estudo atendeu a todos os requisitos determinados pelas resoluções 466/12 e 510/2016 da CONEP. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS em abril 2018 de acordo com o parecer 2.624.083 e CAAE 86753018.00000.5569.Resultados:Os resultados desta dissertação são apresentados seguindo a ordem dos produtos elaborados e correspondem: 01 Um capítulo de livro com o título “Psicologia da Saúde e as Terapias Cognitivo Comportamentais: estratégias de promoção de saúde mental no hospital geral”. 02 Artigo 1 ”Caracterização e perfil sociodemográfico: Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade no CAPSi em Maceió” 03 Artigo 2 “Intervenção Cognitivo-Comportamental em Grupo de crianças com TDAH” (em construção). Conclusão: A discussão desses resultados é relevante, pois incentiva pesquisas na área, apresentam possibilidades de intervenção em grupo a luz da Terapia Cognitivo-Comportamental para crianças com TDAH e seus pais/responsáveis e favorece promoção da saúde mental na infância.
Description: Dissertação apresentada a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia da Saúde. Orientador: Dr. Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa Coorientadora: Drª Carmem Beatriz Neufeld
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/188
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nielky Kalliellanya Bezerra.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.