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Title: Vivência da interdisciplinaridade no estágio curricular em fisioterapia: perspectivas de preceptores e estudante
Authors: SIQUEIRA, Nayara Bezerra Cavalcanti de
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Fisioterapia
Comunicação interdisciplinar
Estágio clínico
Issue Date: 2019
Abstract: Cenário: A interdisciplinaridade é caracterizada pela intercomunicação entre disciplinas que resulta na elaboração de novos conhecimentos a partir dessa relação. Mudanças curriculares vêm acontecendo dentro do ensino da fisioterapia com o intuito de promover a formação de profissionais aptos a realizar ações integrais de saúde e o estágio curricular supervisionado é o local que auxilia nesse processo de aprendizagem desenvolvendo no aluno habilidades específicas que permitem o aprimoramento da sua formação profissional. Objetivo: Investigar a compreensão de preceptores e discentes de fisioterapia acerca da vivência da interdisciplinaridade no contexto do estágio curricular. Método: O presente trabalho é de abordagem qualitativa, com amostra intencional e por conveniência realizada em uma IES privada do nordeste de Pernambuco, nos meses de Outubro e Novembro de 2018. Integraram a pesquisa estudantes da graduação em fisioterapia que estavam no último período do curso, bem como preceptores que estivessem inseridos no cenário de estágio curricular por um período de no mínimo 1 ano. A amostra foi formada por 16 participantes, divididos em dois grupos, o primeiro com 10 discentes denominados pela letra E e algarismos arábicos consecutivos de 1 a 10 e segundo grupo composto por 6 preceptores denominados pela letra P e algarismos arábicos consecutivos. A técnica utilizada na pesquisa foi a realização de um grupo focal, guiado por um roteiro estruturado contendo questões referentes a interdisciplinaridade e o estágio curricular no processo de formação acadêmica em fisioterapia. Antes de iniciar o grupo focal, os estudantes e preceptores, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, de acordo com a Resolução CNS 510/16 e a discussão criada pelos componentes do grupo foram gravadas pelo autor através do uso de um gravador de voz digital. As falas foram transcritas na íntegra e analisadas através da análise de conteúdo de Bardin (2009). Resultados: Após a transcrição e análise das falas que emergiram no debate foram estabelecidas categorias sobre a temática discutida. A grande temática abordada pelos dois grupos foi a Interdisciplinaridade no Processo de Formação e a partir do que foi expressado pelos participantes pode-se categorizar suas falas da seguinte maneira: Percepção de Interdisciplinaridade, Estágio Interdisciplinar: motivação e desafios e Desenvolvimento pessoal e profissional. Os resultados encontrados com essa pesquisa demonstraram que na percepção de estudantes e preceptores a vivência da interdisciplinaridade dentro do estágio supervisionado contribui para o processo de formação dos estudantes de fisioterapia. Na fala dos integrantes dos grupos analisados a interdisciplinaridade foi percebida de maneira positiva dentro da prática de estágio. Entretanto, foi possível observar fragilidades no que se diz respeito a inclusão de uma prática interdisciplinar apenas no penúltimo ano da graduação de acordo com o currículo utilizado pelo curso da instituição, dificultando a ação integral por parte desses estudantes ao chegarem no estágio. Conclusão: Na percepção dos estudantes e preceptores a interdisciplinaridade está presente ao longo do estágio curricular e proporciona o desenvolvimento pessoal estimulando o raciocínio crítico, a objetividade e a proatividade levando a uma formação profissional mais humanizada e voltada as necessidades do paciente.
Description: Orientadora: Profª. Drª. Juliany Silveira Braglia Cesar Vieira Co-orientadora: Profª Msc. Thalita Cavalcanti Menezes da Silva
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/187
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