Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/187
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | SIQUEIRA, Nayara Bezerra Cavalcanti de | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-04T13:38:21Z | - |
dc.date.available | 2020-03-04T13:38:21Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/187 | - |
dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Juliany Silveira Braglia Cesar Vieira Co-orientadora: Profª Msc. Thalita Cavalcanti Menezes da Silva | pt_BR |
dc.description.abstract | Cenário: A interdisciplinaridade é caracterizada pela intercomunicação entre disciplinas que resulta na elaboração de novos conhecimentos a partir dessa relação. Mudanças curriculares vêm acontecendo dentro do ensino da fisioterapia com o intuito de promover a formação de profissionais aptos a realizar ações integrais de saúde e o estágio curricular supervisionado é o local que auxilia nesse processo de aprendizagem desenvolvendo no aluno habilidades específicas que permitem o aprimoramento da sua formação profissional. Objetivo: Investigar a compreensão de preceptores e discentes de fisioterapia acerca da vivência da interdisciplinaridade no contexto do estágio curricular. Método: O presente trabalho é de abordagem qualitativa, com amostra intencional e por conveniência realizada em uma IES privada do nordeste de Pernambuco, nos meses de Outubro e Novembro de 2018. Integraram a pesquisa estudantes da graduação em fisioterapia que estavam no último período do curso, bem como preceptores que estivessem inseridos no cenário de estágio curricular por um período de no mínimo 1 ano. A amostra foi formada por 16 participantes, divididos em dois grupos, o primeiro com 10 discentes denominados pela letra E e algarismos arábicos consecutivos de 1 a 10 e segundo grupo composto por 6 preceptores denominados pela letra P e algarismos arábicos consecutivos. A técnica utilizada na pesquisa foi a realização de um grupo focal, guiado por um roteiro estruturado contendo questões referentes a interdisciplinaridade e o estágio curricular no processo de formação acadêmica em fisioterapia. Antes de iniciar o grupo focal, os estudantes e preceptores, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, de acordo com a Resolução CNS 510/16 e a discussão criada pelos componentes do grupo foram gravadas pelo autor através do uso de um gravador de voz digital. As falas foram transcritas na íntegra e analisadas através da análise de conteúdo de Bardin (2009). Resultados: Após a transcrição e análise das falas que emergiram no debate foram estabelecidas categorias sobre a temática discutida. A grande temática abordada pelos dois grupos foi a Interdisciplinaridade no Processo de Formação e a partir do que foi expressado pelos participantes pode-se categorizar suas falas da seguinte maneira: Percepção de Interdisciplinaridade, Estágio Interdisciplinar: motivação e desafios e Desenvolvimento pessoal e profissional. Os resultados encontrados com essa pesquisa demonstraram que na percepção de estudantes e preceptores a vivência da interdisciplinaridade dentro do estágio supervisionado contribui para o processo de formação dos estudantes de fisioterapia. Na fala dos integrantes dos grupos analisados a interdisciplinaridade foi percebida de maneira positiva dentro da prática de estágio. Entretanto, foi possível observar fragilidades no que se diz respeito a inclusão de uma prática interdisciplinar apenas no penúltimo ano da graduação de acordo com o currículo utilizado pelo curso da instituição, dificultando a ação integral por parte desses estudantes ao chegarem no estágio. Conclusão: Na percepção dos estudantes e preceptores a interdisciplinaridade está presente ao longo do estágio curricular e proporciona o desenvolvimento pessoal estimulando o raciocínio crítico, a objetividade e a proatividade levando a uma formação profissional mais humanizada e voltada as necessidades do paciente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Scenario: Interdisciplinarity is characterized by intercommunication between disciplines that results in the elaboration of new knowledge from this relationship. Curriculum changes have been happening within the teaching of physiotherapy in order to promote the training of professionals able to perform integral health actions and supervised curricular internship is the place that helps in this learning process developing in the student specific skills that allow the improvement of their professional qualification. Objective: To investigate the understanding of preceptors and students of physical therapy about the experience of interdisciplinarity in the context of the curricular internship. Method: The present work is a qualitative approach, with intentional sample and for convenience held in a private HEI in the northeast of Pernambuco, in October and November 2018. The research included undergraduate students in physiotherapy who were in the last period of the course, as well as preceptors who were inserted in the curriculum internship scenario for a period of at least 1 year. The sample consisted of 16 participants, divided into two groups, the first with 10 students named by the letter E and consecutive Arabic numerals from 1 to 10 and the second group consisting of 6 preceptors named by the letter P and consecutive Arabic numerals. The technique used in the research was the realization of a focus group, guided by a structured script containing questions related to interdisciplinarity and the curricular internship in the process of academic formation in physiotherapy. Prior to starting the focus group, students and preceptors signed the Informed Consent Form (ICF) in accordance with Resolution CNS 510/16 and the discussion created by the group members was recorded by the author using a tape recorder. Digital voice the speeches were fully transcribed and analyzed through content analysis by Bardin (2009). Results: After the transcription and analysis of the speeches that emerged in the debate, categories were established on the theme discussed. The main theme addressed by both groups was Interdisciplinarity in the Training Process and from what was expressed by the participants can categorize their speeches as follows: Perception of Interdisciplinarity, Interdisciplinary Internship: motivation and challenges and Personal and Professional Development. The results found with this research demonstrated that in the perception of students and preceptors, the experience of interdisciplinarity within the supervised internship contributes to the formation process of physiotherapy students. In the speech of the members of the groups analyzed, interdisciplinarity was perceived positively within the practice of internship. However, it was possible to observe weaknesses regarding the inclusion of an interdisciplinary practice only in the penultimate year of graduation according to the curriculum used by the institution's course, hindering the integral action of these students when they reach the internship. Conclusion: In the perception of students and preceptors, interdisciplinarity is present throughout the curricular internship and provides personal development by stimulating critical thinking, objectivity and proactivity leading to a more humanized professional training and focused on the needs of the patient. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject | Comunicação interdisciplinar | pt_BR |
dc.subject | Estágio clínico | pt_BR |
dc.title | Vivência da interdisciplinaridade no estágio curricular em fisioterapia: perspectivas de preceptores e estudante | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VIVÊNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ESTÁGIO CURRICULAR EM FISIOTERAPIA PERSPECTIVAS DE PRECEPTORES E ESTUDANTE.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.