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Título: Desenvolvimento e validação de conteúdo para um instrumento de avaliação discente em sessões tutoriais em um curso de medicina
Autor(es): MADEIRO JUNIOR, José Reinaldo
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Avaliação educacional
Tutoria
Educação em saúde
Data do documento: 2019
Resumo: Introdução: A necessidade de mudanças no ensino médico no Brasil começou a se tornar mais evidente no início do século XXI, após a constatação de que o médico formado não preenchia as desejadas características de um profissional para realizar atendimento integral e humanizado, além de desconsiderar as dimensões ética, ambiental, política, biológica, cultural e socioeconômica do ser humano. Na busca por este perfil, as escolas médicas realizaram adequações na formação de seus estudantes. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma das metodologias ativas mais difundidas em todo o mundo e vem sendo utilizada para mudar o perfil desse profissional. Para que os objetivos da ABP sejam alcançados, a avaliação é ponto fundamental. Para que seja efetiva, ela deve ser baseada em instrumentos com validade e confiabilidade adequadas. Os instrumentos de avaliação de estudantes em sessões tutoriais publicados apresentam algumas divergências em quantidade e qualidade de habilidades, atitudes e competências a serem avaliadas. Portanto, são necessárias mais pesquisas para estabelecer melhores instrumentos, de preferência adequados a uma realidade local. Objetivos: Desenvolver e realizar a validação do conteúdo para um instrumento de avaliação para ser usado por docentes na avaliação de estudantes em sessões tutoriais. Método: Foi realizado um estudo de validação de conteúdo através da técnica Delphi. Inicialmente foi feita uma revisão sistemática rápida nas bases de dados Pubmed, BVS, e Ebsco para identificação das habilidades, atitudes e conhecimentos que devem ser verificados em estudantes em sessões tutoriais de cursos médicos em instrumentos já publicados. Após, formou-se um painel de especialistas em avaliação de estudantes em ABP da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). O critério para ser especialista foi que tivesse ao menos cinco anos de experiência em avaliação de estudantes em sessões tutoriais. A este painel foram submetidas as habilidades, atitudes e conhecimentos identificados para validação de conteúdo para o instrumento a ser criado. Os itens foram apresentados em formato de escala de Likert. Foi previsto um índice de 70 por cento de concordância parcial ou total, nível mínimo de consenso a ser obtido. Resultados: A versão inicial do conteúdo para o instrumento elaborado após a Revisão Sistemática Rápida foi composta de 24 itens, agrupados em três domínios (Utilização de recursos de aprendizagem, compreensão e raciocínio-D1, Profissionalismo e trabalho em equipe-D2, e Resolução de problemas e efetividade no grupo-D3). Esta versão inicial foi submetida ao painel de especialistas da FPS através da técnica Delphi. Dos 32 experts que inicialmente compunham o painel, 17 respostas foram computadas, por terem respondido o questionário completo. Todos os 24 itens tiveram pelo menos 70 por cento de concordância parcial ou total na primeira rodada, o que dispensou a necessidade de rodadas subsequentes. Com o intuito de aumentar o grau de validade do instrumento, foram excluídos os itens com concordância parcial. Assim, a versão final do conteúdo para o instrumento foi composta por 13 itens, sendo quatro no D1, cinco no D2 e quatro no D3. Conclusões: O conteúdo para o instrumento foi validado. A versão final, com treze itens, trouxe componentes com várias semelhanças aos que compõem os instrumentos publicados na literatura já validados, que por sua vez estão de acordo com os objetivos de aprendizagem propostos pela ABP reportados na literatura.
Descrição: Dissertação apresentada na Faculdade Pernambucana de Saúde, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde. Linha de pesquisa: Planejamento, gestão e avaliação de processos educacionais
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/176
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