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dc.contributor.authorCAVALCANTI, Giedra Marinho Hollanda-
dc.date.accessioned2020-03-02T17:01:55Z-
dc.date.available2020-03-02T17:01:55Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/175-
dc.description.abstractIntrodução: A educação no ensino superior atualmente se volta para estratégias de ensino-aprendizagem que propõem um modelo de aquisição, apreensão e retenção do conhecimento, colocando o estudante como participante ativo no processo da sua aprendizagem. O ensino de profissionais de saúde, e em especial na área da psicologia, está buscando o desenvolvimento de um currículo baseado em experiências que integrem conteúdos teóricos e práticos. Nessa perspectiva, percebemos o aumento e incremento de práticas e instrumentos específicos que possibilitam aos estudantes formas de aprender através de atividades voltadas mais a estratégias de ensino práticas do que teóricas. Dentro desses instrumentos, a presente pesquisa destaca a utilização das Práticas Laboratoriais Ativas (PLA’S), especificamente utilizadas no curso de graduação em Psicologia, onde metodologias ativas especificas da área de saúde, podem ser utilizadas simultaneamente, dispostas em estações de trabalho. Objetivo: Analisar e avaliar o conhecimento dos estudantes do primeiro ano da graduação em Psicologia, sobre o uso da estratégia de ensino, denominada: Prática Laboratorial Ativa (PLA). Método: Este estudo foi realizado no Centro Universitário dos Guararapes - UNIFG, Jaboatão dos Guararapes/PE, Brasil. Para esta pesquisa obteve-se a participação de 145 estudantes da população de 178 estudantes do primeiro período, em um total de 985 estudantes do curso de psicologia (do primeiro ao décimo período). Utilizou-se o desenho de pesquisa descritivo, tipo corte transversal. Foi realizada a aplicação de dois questionários de opinião: um no modelo Likert e outro no modelo dicotômico. Resultados: Participaram 145 estudantes com maior participação do sexo feminino com 117 (80,7%) estudantes e 28 (19,3%) estudantes do sexo masculino. A faixa etária oscilou entre 18 e 62 anos, com média de 27,6, e mediana de 21,5. O desvio padrão foi de 10,6 e intervalo interquartil de 8,5. A média geral obtida na análise das respostas do questionário de opinião foi de 88,4% em relação às respostas afirmativas e de 14,3% em relação às respostas negativas. Índice do coeficiente de Alpha de Cronbach encontrado de α= 0.9. Os produtos desta pesquisa foram divididos em um artigo cientifico para publicação em revista na área da educação, e um Vídeo Cast destinado a instituições de ensino superior. Conclusão: Obteve-se a avaliação do conhecimento dos estudantes, expresso em formato de opinião quanto ao uso das PLA´s no curso de Psicologia.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologias ativas em psicologiapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleAvaliação sobre a utilização de práticas laboratoriais ativas entre estudantes de psicologiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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