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dc.contributor.authorCAVALCANTE, Renata Teixeira Coelho de Andrade Araujo-
dc.date.accessioned2019-04-04T14:20:01Z-
dc.date.available2019-04-04T14:20:01Z-
dc.date.issued2015-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/169-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS. Linha de Pesquisa: Avaliação de estudantes, avaliação da aprendizagem e de ambientes de ensino-aprendizagem. Orientador: Gilliatt Hanois Falbo Neto Coorientadoras: Ana Rodrigues Falbo, Mecciene Mendes Rodriguespt_BR
dc.description.abstractIntrodução: o Miniexercício Clínico Avaliativo (Mini-CEX) constitui instrumento de avaliação formativa baseado na observação direta da prática profissional e posterior feedback (FB). O FB promove ganhos em julgamento clínico, organização/eficiência e aprendizagem autodirecionada; aprimora conhecimentos, habilidades e atitudes, por meio da consciência das deficiências e motivação para corrigi-las. Objetivo: analisar o FB fornecido aos internos de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) ao final do Mini-CEX realizado nas enfermarias do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) entre janeiro e junho de 2014. Método: estudo do tipo corte transversal com análise de 125 sessões de FB envolvendo 125 estudantes e 23 preceptores. As sessões foram gravadas e transcritas na íntegra. As categorias de base do FB de cada sessão (reforço positivo, recomendações, interação preceptor/estudante, autoavaliação e plano de ação) foram analisadas individualmente por três pesquisadoras e a concordância de duas delas classificava cada categoria como realizada ou não. Foram obtidas medida de tendência central e dispersão (medianas – quartis) para as variáveis contínuas e a distribuição de frequência (percentual) para as variáveis categóricas. A verificação das associações foi realizada em duas etapas: a análise bivariada na primeira e a análise multivariada na segunda. Foi utilizado o teste do quiquadrado ou exato de Fisher quando indicado. Para a força da associação foi utilizada a razão de prevalência. O nível de significância foi de 5,0%. O modelo de regressão multivariado foi construído incluindo variáveis com nível de significância de até 20,0% na análise bivariada. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da FPS. Resultados: em 43,2% das sessões, a duração do FB foi entre cinco e dez minutos. O reforço positivo global, a interação entre preceptor e estudante, e a promoção da autoavaliação foram observados em respectivamente 55,2%, 49,6% e 16,8% das sessões, enquanto que a elaboração de um plano de ação em apenas 6,4%. Foram observadas associações após o ajuste para potenciais variáveis de confundimento: a interação preceptor/estudante foi associada com o preceptor mestre e/ou doutor (p=0,019) e com o escore de desempenho do estudante regular/bom (p=0,001). A promoção da autoavaliação com o exercício da função de tutor (p=0,011) e com a alta complexidade do caso (p=0,003) e a elaboração de um plano de ação, por sua vez, com o preceptor mestre e/ou doutor (p=0,034) e com a alta complexidade do caso (p=0,028) Conclusão: houve subutilização do FB como instrumento de avaliação formativa especialmente em relação à promoção da autoavaliação e a elaboração de um plano de ação.pt_BR
dc.subjectMini-CEXpt_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.titleFeedback após miniexercício clínico avaliativo - mini cex no internato médico de uma faculdade no nordeste do Brasil: um estudo tipo corte transversal.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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