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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/168
Título: | Teste de progresso para estudantes de graduação em uma faculdade especializada em cursos na área da saúde: avaliação da adesão e desempenho |
Autor(es): | FREITAS, Rebeca Luiz de Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde |
Palavras-chave: | Teste de Progresso Educação Superior Avaliação Educacional Aprendizagem |
Data do documento: | 2015 |
Resumo: | Introdução: O teste de progresso é uma avaliação em que grupos de estudantes em diferentes estágios de aprendizagem recebem o mesmo teste escrito no mesmo momento. É um teste abrangente por conter várias áreas de conhecimento, é transversal quando compara o desempenho de diferentes grupos de níveis diferentes de um mesmo curso e pode ainda ser considerado longitudinal quando compara o desempenho ao longo do tempo. Usado como um instrumento de avaliação comparativo nos cursos da área de saúde em vários países, inclusive o Brasil, o teste de progresso deve ser visto como uma ferramenta valiosa no processo de ensino e aprendizagem. A Faculdade Pernambucana de Saúde instituiu, desde a sua criação, o teste de progresso para todos os seus cursos, como instrumento formativo. O teste de progresso proporciona ao estudante conhecer sua evolução cognitiva, identificando seus próprios problemas. Acredita-se que a aceitação e adesão a esse teste dependerão da compreensão dos estudantes sobre os seus benefícios. Objetivos: Avaliar o conhecimento dos estudantes sobre o teste de progresso como instrumento de acompanhamento do progresso da aprendizagem, além de avaliar a associação da adesão e o desempenho no teste de progresso com os fatores sociodemográficos e acadêmicos. Método: Estudo quantitativo de corte transversal descritivo com componente analítico, mediante a aplicação de questionário estruturado, observando as variáveis de fatores acadêmico e sociodemográfico do estudante, e de avaliação do conhecimento do estudante sobre o teste de progresso através de escala de Likert. A amostra foi composta por estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde. Os dados foram analisados no programa Microsoft Office Excel® e no programa Epi info® versão 7.1.3.10. O teste t de student foi utilizado para comparar a diferença de médias entre as variáveis contínuas e o teste do qui-quadrado para comparar a diferença de proporções entre as variáveis categóricas, empregando-se o teste exato de Fisher, quando indicado. A opinião dos estudantes sobre o teste de progresso foi avaliada através da análise do Ranking Médio. Resultados: Foram pesquisados 288 estudantes. A idade dos estudantes, em média, foi de 23,7 anos, sendo 78,8% do sexo feminino, a maioria solteiros. A adesão ao teste foi de 84,9%, sendo maior nos estudantes de Medicina. Os estudantes que trabalhavam, além de estudar, apresentaram menor adesão ao teste de progresso que os demais. A análise da opinião dos estudantes sobre o teste demonstrou concordância com a maioria das assertivas que apontavam para os benefícios do teste, como considerar o teste importante e útil para o aprendizado. Embora considerem um teste longo e cansativo, os estudantes concordam que o tempo é suficiente para respondê-lo. Conclusões: A população estudada apresentou uma adesão ao teste de progresso de 84,9% e o reconhece como importante ferramenta no processo de aprendizagem; os estudantes que trabalham apresentaram menor adesão. As contradições a respeito da importância do feedback podem apontar para a necessidade de uma discussão mais ampla sobre o formato de obtenção desse feedback. |
Descrição: | Dissertação apresentada na Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito para obtenção do grau de mestre em Educação para o Ensino na Saúde. Linha de Pesquisa: Avaliação de estudantes, da aprendizagem e de ambientes de ensino-aprendizagem. Orientadora: Prof. Taciana Duque de Almeida Braga Coorientadora: Prof. Manoela Almeida Santos da Figueira |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/168 |
Aparece nas coleções: | TCC (Dissertações) |
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