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Título: Definição de competências para um programa de residência médica em medicina nuclear no Brasil: estudo delphi
Autor(es): MELLO, Maria Eduarda Duarte de
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Currículo
Internato e residência
Educação baseada em competências
Medicina nuclear
Data do documento: 2015
Resumo: Introdução: Diversas mudanças têm ocorrido na prática médica nos últimos anos, refletindo a necessidade de transformações também no âmbito educacional, com o objetivo de preparar e treinar médicos para a vida além dos hospitais e adaptá-los às novas demandas da sociedade. Sendo assim, a formação médica precisa responder a esses desafios através da análise e desenvolvimento de novos currículos e novas estratégias educacionais, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Atualmente, no Brasil, não existem diretrizes curriculares específicas para os programas médicos de pós-graduação, assim como nenhum programa em Medicina Nuclear (MN) com estruturação curricular baseada em competências, uma nova tendência da educação médica mundial. Objetivo: Identificar as competências que devem ser demonstradas por egressos de um programa de pós-graduação em MN. Método: Estudo Delphi de abordagem quantitativa, através da aplicação de questionários online para todos os médicos nucleares brasileiros associados à Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBMN), contendo as 9 competências definidas pelo ABNM, numa escala de Likert de relevância de 5 pontos, além de um campo aberto para comentários e sugestões. A análise dos resultados foi feita através da obtenção do Ranking Médio (RM), sendo a competência com RM maior que 3 considerada relevante, e a confiabilidade do instrumento foi avaliada através do Alfa de Cronbach. As sugestões foram categorizadas através da análise temática. Resultados: Foram analisados 68 questionários, sendo 58,82% (40) dos participantes do sexo masculino, com idade média de 37 (DP 9,63) anos. O Alfa de Cronbach foi de 0,76, sendo o instrumento considerado confiável. Os valores do RM obtidos para as 9 competências foram maiores que 3, demonstrando que todas foram consideradas relevantes. As 32 sugestões dadas por 19 participantes foram agrupadas através da análise temática em 7 temas, dando origem a 3 novas competências: 1- realizar os procedimentos técnicos no ambiente da Radiofarmácia e manusear os equipamentos existentes no serviço de MN, conhecendo e respeitando as normas de radioproteção; 2- gerir um serviço de MN, através do desenvolvimento de noções básicas de gestão hospitalar, de pessoal e financeira; 3- conhecer anatomia seccional e analisar e interpretar exames de tomografia computadorizada, principalmente quando realizados de forma simultânea às imagens cintilográficas em aparelhos híbridos. Foi elaborado um documento contendo as 9 competências consideradas relevantes, além das 3 novas competências obtidas através da análise temática das sugestões. Conclusão: Os médicos nucleares do Brasil concordam com as 9 competências definidas pelos especialistas norte-americanos, entretanto, acreditam ser necessário o desenvolvimento de competências adicionais. Sugere-se que o documento elaborado com as competências definidas sirva de base para envio como questionário da segunda rodada Delphi, a fim de se obter um consenso entre os médicos nucleares do Brasil e posterior elaboração da matriz de competências para um programa de Residência Médica em MN.
Descrição: Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Linha de Pesquisa: Processos de aprendizagem e ambientes de aprendizagem inovadores Orientador: Prof. Dr. Edvaldo da Silva Souza Coorientadoras: Profa. Ma. Julianna de Azevedo Guendler, Profa. Ma. Tereza Rebecca de Melo e Lima
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/163
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