Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/161
Título: | Percepção dos enfermeiros da estratégia de saúde da família sobre a inserção de estudantes na prática em atenção primária de uma faculdade do nordeste. |
Autor(es): | ALVES, Liana Chaves Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde |
Palavras-chave: | Preceptoria Educação em Enfermagem Atenção Primária à Saúde |
Data do documento: | 2015 |
Resumo: | Introdução: A constituição federal brasileira legitima assistência à saúde para população, através do Sistema Único de Saúde. Priorizando a formação para o SUS, em 2001 foram instituídas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Enfermagem, estabelecendo formação generalista voltada aos princípios do SUS e propondo a inserção precoce nas atividades práticas. A Estratégia de Saúde da Família assume papel na ordenação do sistema e como cenário de prática durante a formação. O enfermeiro torna-se preceptor, contribuindo ativamente na aprendizagem dos futuros profissionais. Objetivo: Compreender a percepção dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família dos municípios de Recife, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes quanto à inserção dos estudantes de graduação em enfermagem na prática em Atenção Primária a partir do primeiro período do curso. Método: Estudo com abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo. Foi realizado nas Unidades de Saúde da Família dos municípios anteriormente citados, de agosto a novembro de 2014, com 36 enfermeiros preceptores do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde. Foi aplicado um questionário a fim de determinar características sociodemográficas e acadêmicas da amostra. Posteriormente, para os enfermeiros que afirmaram acompanhar atividades práticas dos estudantes a partir do primeiro período do curso, há no mínimo um ano, foi realizada entrevista semiestruturada, permitindo aos entrevistados discorrer sobre o tema. Resultados: Quanto ao perfil sócio demográfico e acadêmico dos enfermeiros houve predomínio do sexo feminino, com 94,4% dos entrevistados, o intervalo entre 11 e 20 anos preponderou no tempo de formado, 61% eram concursados e 89% eram pós-graduados. A média de tempo de preceptoria na Atenção Primária foi de 06 anos e 69,4% dos enfermeiros desenvolvem a preceptoria com estudantes a partir do primeiro período do curso. Do total, 97,2% se identifica com a atribuição de preceptor. Após a análise do discurso, foram definidas três categorias: a Estratégia de Saúde da Família como cenário de prática; Diretriz Curricular Nacional e sua importância na formação do enfermeiro; o enfermeiro preceptor na Estratégia de Saúde da Família. Os enfermeiros compreendem que ao vivenciar esta prática desde o primeiro período do curso, o estudante inicia um processo de aprendizagem que contempla a realidade na qual o indivíduo está inserido, a convivência deste com a comunidade e as ações desenvolvidas pelos profissionais. Quanto à Diretriz Curricular, a maioria dos profissionais desconhece este documento, ficando as instituições formadoras responsáveis pela orientação aos enfermeiros, visando uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. O papel do preceptor é identificado como de extrema importância, com conceitos próprios e desempenhado de forma particular. Não existe um apoio teórico-metodológico por parte das instituições formadoras. Conclusão: A inserção na atenção primária, a partir do primeiro período do curso, apresenta impacto positivo na percepção dos enfermeiros. Mesmo não conhecendo as mudanças propostas nas Diretrizes Curriculares, os profissionais compreendem a estratégia como um cenário essencial na formação dos futuros profissionais. Os resultados desta pesquisa subsidiarão a construção de uma proposta formadora, visando a qualificação dos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos neste cenário. |
Descrição: | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Orientador: Profa. Dra. Luciana M. Andreto Coorientador: Profa. Msc Reneide Muniz |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/161 |
Aparece nas coleções: | TCC (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Liana_Chaves_Alves.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.