Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/155
Título: | Desenvolvimento de webquests como estratégia de aprendizagem no laboratório de imagem em um curso de medicina do Recife |
Autor(es): | SILVA, Bruno Hipólito da Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde |
Palavras-chave: | Software Imagem Aprendizagem Educação em saúde |
Data do documento: | 2015 |
Resumo: | Introdução: A inserção das TICs na educação tem gerado um novo panorama educacional provocando mudanças nas práticas pedagógicas tradicionais e transformando o ato de ensinar e de aprender num processo dinâmico e interativo. Portanto a adoção de métodos inovadores deve ser estimulada para promover uma maior integração entre tecnologia e educação. Neste sentido a WebQuest é uma das maneiras de se promover ambientes de aprendizagem, que propicie o desenvolvimento de competências para lidar com as características da sociedade contemporânea. Sendo essencialmente uma atividade educacional centrada nos fundamentos da aprendizagem ativa, com o objetivo de orientar o aluno a buscar informações transformando-as em conhecimento para resolução de problemas por meio de atividades desafiadoras. Constitui-se em uma nova forma de ensinar e aprender usando a criatividade, colaboração, investigação, criatividade e reflexão durante o processo de construção do saber. Objetivo: Desenvolver um software para criação de WebQuests que possibilite o estudo de imagens no Laboratório de Imagem em um curso de medicina de uma Faculdade em Recife. Métodos: O processo de desenvolvimento de software utilizado foi o modelo em cascata dividido em três etapas. Sendo a primeira etapa destinada a elicitação de requisito e a construção de um protótipo de alta fidelidade. A segunda objetivou a validação do protótipo por meio da técnica de grupo de consenso e na terceira o refinamento do protótipo com base no resultado do grupo de consenso e a entrega do produto pronto para ser implantado. Resultados: Trata-se de um software inovador denominado de ImageQuest, que possibilita associar imagens, em vários formatos como fotografias, desenhos e vídeos a questões de múltipla escolha, para serem resolvidas em tempo real, no próprio software. Conclusão: Espera-se que o ImageQuest possibilite apoiar ações pedagógicas inovadoras e que possa ser aplicado a outros cenários educacionais que tenham como propósito o ensino baseado em imagens. |
Descrição: | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Linha de pesquisa: Processos de aprendizagem e ambientes de aprendizagem inovadores Orientadora: Taciana Duque Braga Coorientadora: Rosalie Barreto Belian |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/155 |
Aparece nas coleções: | TCC (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruno_Hipolito_da_Silva.pdf | 1.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.