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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/145
Título: | Uma análise sobre a autoavaliação e avaliação dos pares aplicadas aos estudantes do curso de medicina de uma instituição de ensino do nordeste brasileiro |
Autor(es): | RIOS, Julyanne Luize de Lima Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde |
Palavras-chave: | Autoavaliação Avaliação Grupo Associado Aprendizagem Baseada em Problemas |
Data do documento: | 2014 |
Resumo: | Introdução: A autoavaliação, avaliação dos pares e do tutor fazem parte de muitos grupos tutoriais e têm como objetivo medir a autoaprendizagem, cooperação em grupo e comunicação, contudo, existe uma preocupação quanto à validade dessas avaliações, pois os estudantes podem apresentar percepções superestimadas sobre sua aprendizagem, muitas vezes motivados por interesses próprios. Objetivo: Comparar o desempenho obtido pelos estudantes de medicina da FPS cursando os quatro primeiros anos na autoavaliação, avaliação dos pares e avaliação dos alunos pelos tutores e avaliar a percepção dos estudantes sobre essas avaliações. Métodos: A pesquisa foi composta de 3 partes. Na primeira, as notas da autoavaliação e avaliação dos pares dos alunos cursando os 4 primeiros anos do curso médico da FPS foram analisadas e comparadas com a avaliação do tutor. Depois os alunos foram convidados a responder um questionário que utilizou escala likert de cinco pontos, com perguntas sobre a autoavaliação e a avaliação dos pares. O estudo também utilizou um componente qualitativo por meio da formação e análise de um grupo focal, alunos das quatro turmas que participaram da pesquisa emitiram opinião sobre a importância dessas avaliações. Resultados: os dados demonstram que os alunos superestimaram o rendimento na autoavaliação e na avaliação dos pares. No questionário, os alunos concordaram que seus colegas de turma se atribuem notas mais altas nas autoavaliações, contudo discordaram que superestimam sua própria avaliação. Em relação à avaliação dos pares, nos questionários, os alunos não se sentem desconfortáveis em julgar seus pares e informaram que amizades ou brigas não interferem nas avaliações, dados discordantes dos coletados no grupo focal. No grupo focal, os alunos afirmaram que consideram essas avaliações importantes, porém acreditam que o instrumento utilizado na FPS não é o ideal. Conclusão: A autoavaliação e a avaliação dos pares, se mostraram pouco acuradas para medir a evolução do desempenho dos alunos, contudo foi demonstrado que os próprios estudantes consideram essas avaliações importantes. |
Descrição: | Dissertação apresentada como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Educação, para o Ensino de Graduação em Saúde. Orientador: Gilliatt Hanois Falbo Neto Coorientadora: Hegla Virgínia Florêncio de Melo Prado |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/145 |
Aparece nas coleções: | TCC (Dissertações) |
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