Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/141
Title: Concepção dos estudantes de graduação sobre a qualidade do curso em enfermagem em duas instituições de ensino superior.
Authors: SILVA, Eliana Valentim da
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Educação em saúde
Enfermagem
Ensino Superior
Avaliação
Issue Date: 2014
Abstract: Introdução: O Conselho Nacional de Educação, em 2001, instituiu as novas Diretrizes Curriculares para o curso de enfermagem, traçando como perfil de um profissional o aspecto generalista, humanista, crítico e reflexivo. Em 2012 ocorre a validação e adaptação para o português (Portugal) de um questionário de experiências no curso voltado para o estudante, denominado CEQ -25. Este questionário foi criado baseado em outras escalas de fatores que envolvem a qualidade do ensino. Diante das variadas metodologia de aprendizagem, surgi a preocupação em avaliar a qualidade do ensino na concepção do agente protagonista da aprendizagem que é o estudante. Objetivo: Avaliar a concepção dos graduandos sobre a qualidade do curso em enfermagem. Metodologia: A presente pesquisa trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, que foi realizado em duas Instituições de Ensino Superior com metodologia de aprendizagem diferentes, no período de outubro a novembro de 2013. Inicialmente foi realizado a adaptação transcultural do questionário CEQ -25, com posterior análise de semântica por especialista em avaliação institucional sendo aplicado em um grupo piloto de 10 alunos. Este questionário é dividido em cinco dimensões, dispostos em uma escala tipo Likert. Após a adaptação transcultural, a versão final foi aplicada em uma amostra de 111 estudantes do último ano de duas Instituições de Ensino Superior. Para análise dos dados foi utilizado o programa Epi-Info 7 e posteriormente realizado o ranking médio das notas obtidas, utilizando posteriormente o Teste de Mann-Whitney – MWW. Resultados: Através das dimensões de Metas Claras, Bom ensino, Avaliação adequada, Carga horária adequada, Competências Genéricas, propostas no questionário podendo evidenciar que houve concordância nas concepções dos estudantes sobre a qualidade do curso nas cinco dimensões, variando seus ranking médios de notas de 3,3 a 4,0; apresentando divergência em algumas afirmativas da dimensão bom ensino, quando comparado as concepções das instituições de ensino, obtendo ranking médio variando de 2,3 a 2,6; nos aspectos, identificação de dificuldades individuais dos estudantes e fornecimento de feedback. Conclusão: A presente pesquisa torna claro que independente da metodologia empregada os estudantes, na sua visão geral, conceituam bem o curso de enfermagem em ambas as instituições de ensino.
Description: Dissertação para aquisição do título de mestre no programa do Mestrado Profissional para o Ensino de Graduação em Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde. Linha de Pesquisa: Educação em Saúde Orientador (a): Profa. Dra Luciana Andreto
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/141
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliana_Valentim_da_Silva.pdf507.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.