Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1237
Title: Guia do tutor na ABP: Reflexões e estratégias para promover uma adaptação acadêmica saudável na metodologia ativa
Authors: MODESTO, Maria Rayra Freire Cardozo
NOVAES, Nathaly Maria Ferreira
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde
Keywords: Ansiedade
Tutores
Adaptação acadêmica
Issue Date: 2025
Abstract: Este guia é um produto técnico resultante da dissertação de mestrado profissional intitulada "Ansiedade e aprendizagem baseada em problemas em vivências de estudantes de Psicologia", apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. Diferentemente de materiais voltados exclusivamente aos estudantes, este guia foi elaborado para tutores que atuam com a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Reconhecendo o papel central do tutor na construção de um ambiente de aprendizagem emocionalmente seguro, o manual oferece reflexões e estratégias para acolher e manejar a ansiedade discente nos encontros tutoriais. A proposta é fornecer subsídios que tornem a prática tutorial mais eficaz e sensível às necessidades emocionais dos estudantes — especialmente nos períodos iniciais da graduação, quando os níveis de ansiedade tendem a ser mais intensos devido ao processo de adaptação à metodologia ativa (Bento, 2006). Ao mesmo tempo, o manual valoriza e orienta o trabalho do tutor como agente facilitador não apenas do conhecimento, mas também do bem-estar e da autonomia estudantil.
Description: Produto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1237
ISBN: 978-65-6034-151-7
Appears in Collections:Desenvolvimento de material didático ou instrucional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guia do tutor.pdf776.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.