Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1235
Título: | Manual de adaptação acadêmica: estratégias para vivenciar a metodologia ativa com mais equilíbrio emocional e melhor desempenho acadêmico |
Autor(es): | MODESTO, Maria Rayra Freire Cardozo NOVAES, Nathaly Maria Ferreira Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde |
Palavras-chave: | Ansiedade Universitários Adaptação acadêmica |
Data do documento: | 2025 |
Resumo: | Este manual é um produto técnico resultante da dissertação de mestrado profissional intitulada “Ansiedade e aprendizagem baseada em problemas em vivências de estudantes de psicologia”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. O objetivo deste manual é oferecer uma proposta prática e acessível para auxiliar estudantes universitários no enfrentamento da ansiedade no contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), uma metodologia ativa centrada no aluno, que, embora promova autonomia e protagonismo, também pode gerar elevados níveis de estresse emocional, especialmente nos primeiros semestres da graduação (Bento, 2006). As estratégias apresentadas foram construídas com base nos relatos de estudantes de Psicologia, participantes da pesquisa, e refletem formas espontâneas de enfrentamento que surgiram ao longo do percurso. Ainda que derivadas de uma amostra pequena e específica, elas dialogam com questões amplas já descritas na literatura sobre metodologias ativas e podem ser adaptadas por diferentes cursos e instituições, de acordo com suas realidades. A proposta deste manual é, portanto, oferecer um recurso acessível que incentive o cuidado com a saúde mental desde os primeiros contatos com a ABP, fortalecendo a autonomia, o pertencimento e a confiança dos estudantes ao longo do processo de aprendizagem. |
Descrição: | Produto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1235 |
ISBN: | 978-65-6034-150-0 |
Aparece nas coleções: | Desenvolvimento de material didático ou instrucional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Manual de Adaptação Acadêmica.pdf | 954.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.