Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1235
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMODESTO, Maria Rayra Freire Cardozo-
dc.contributor.authorNOVAES, Nathaly Maria Ferreira-
dc.date.accessioned2025-07-08T12:28:34Z-
dc.date.available2025-07-08T12:28:34Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.isbn978-65-6034-150-0-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1235-
dc.descriptionProduto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractEste manual é um produto técnico resultante da dissertação de mestrado profissional intitulada “Ansiedade e aprendizagem baseada em problemas em vivências de estudantes de psicologia”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. O objetivo deste manual é oferecer uma proposta prática e acessível para auxiliar estudantes universitários no enfrentamento da ansiedade no contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), uma metodologia ativa centrada no aluno, que, embora promova autonomia e protagonismo, também pode gerar elevados níveis de estresse emocional, especialmente nos primeiros semestres da graduação (Bento, 2006). As estratégias apresentadas foram construídas com base nos relatos de estudantes de Psicologia, participantes da pesquisa, e refletem formas espontâneas de enfrentamento que surgiram ao longo do percurso. Ainda que derivadas de uma amostra pequena e específica, elas dialogam com questões amplas já descritas na literatura sobre metodologias ativas e podem ser adaptadas por diferentes cursos e instituições, de acordo com suas realidades. A proposta deste manual é, portanto, oferecer um recurso acessível que incentive o cuidado com a saúde mental desde os primeiros contatos com a ABP, fortalecendo a autonomia, o pertencimento e a confiança dos estudantes ao longo do processo de aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.subjectAdaptação acadêmicapt_BR
dc.titleManual de adaptação acadêmica: estratégias para vivenciar a metodologia ativa com mais equilíbrio emocional e melhor desempenho acadêmicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúdept_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento de material didático ou instrucional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manual de Adaptação Acadêmica.pdf954.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.