Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1235
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | MODESTO, Maria Rayra Freire Cardozo | - |
dc.contributor.author | NOVAES, Nathaly Maria Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-08T12:28:34Z | - |
dc.date.available | 2025-07-08T12:28:34Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.isbn | 978-65-6034-150-0 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1235 | - |
dc.description | Produto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este manual é um produto técnico resultante da dissertação de mestrado profissional intitulada “Ansiedade e aprendizagem baseada em problemas em vivências de estudantes de psicologia”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. O objetivo deste manual é oferecer uma proposta prática e acessível para auxiliar estudantes universitários no enfrentamento da ansiedade no contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), uma metodologia ativa centrada no aluno, que, embora promova autonomia e protagonismo, também pode gerar elevados níveis de estresse emocional, especialmente nos primeiros semestres da graduação (Bento, 2006). As estratégias apresentadas foram construídas com base nos relatos de estudantes de Psicologia, participantes da pesquisa, e refletem formas espontâneas de enfrentamento que surgiram ao longo do percurso. Ainda que derivadas de uma amostra pequena e específica, elas dialogam com questões amplas já descritas na literatura sobre metodologias ativas e podem ser adaptadas por diferentes cursos e instituições, de acordo com suas realidades. A proposta deste manual é, portanto, oferecer um recurso acessível que incentive o cuidado com a saúde mental desde os primeiros contatos com a ABP, fortalecendo a autonomia, o pertencimento e a confiança dos estudantes ao longo do processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Universitários | pt_BR |
dc.subject | Adaptação acadêmica | pt_BR |
dc.title | Manual de adaptação acadêmica: estratégias para vivenciar a metodologia ativa com mais equilíbrio emocional e melhor desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenvolvimento de material didático ou instrucional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Manual de Adaptação Acadêmica.pdf | 954.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.