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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1219
Title: | Assistência multiprofissional ao idoso com deficiência intelectual: percepção dos profissionais em uma organização filantrópica no sertão pernambucano |
Authors: | ARAÚJO, Luanna Grasiely da Silva Andrade SILVA, Reneide Muniz da SILVA, Thais Carine Lisboa da Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde |
Keywords: | Deficiência intelectual Atenção integral à saúde do Idoso Equipe multiprofissional |
Issue Date: | 2025 |
Abstract: | RESUMO Introdução: O envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual é uma realidade pouco abordada, considerando que as modificações fisiológicas reverberam nos sistemas motor, psíquico, cognitivo, entre outros. Considerando a importância do atendimento integral às pessoas com deficiência, destaca-se o papel das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), que hoje somam mais de 2.249 unidades em todo o território nacional. Essas instituições têm como missão promover o cuidado integral às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, por meio de um modelo de atenção pautado na integralização do cuidado. Diante disso, torna-se relevante investigar como os profissionais que atuam nesses contextos percebem o modo multiprofissional de atendimento. Objetivo: Compreender a percepção dos profissionais acerca do atendimento multiprofissional ao idoso com deficiência intelectual e sua relação com a qualidade de vida. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja população estudada foi constituída por sete profissionais: Fisioterapeuta, Psicólogo, Assistente social, Profissional de Informática e Psicopedagogo de uma organização filantrópica no sertão pernambucano, a única no sertão que presta assistência a pessoa com deficiência intelectual idosa. O período da pesquisa aconteceu entre os meses de março de 2023 a fevereiro de 2024. O perfil sociodemográfico dos participantes foi realizado por meio de um questionário na ferramenta Google Forms. A técnica de coleta utilizada foi o grupo focal, gravado em áudio, com duração média de 60 minutos, no período de junho de 2024. Foi utilizado um roteiro norteador para explorar a percepção dos sete participantes sobre o atendimento ao idoso com deficiência intelectual. Os dados foram transcritos na íntegra e analisados através da técnica de Análise Temática de Conteúdo proposta por Minayo que através abordagem qualitativa visa interpretar o conteúdo das falas, a partir da identificação de temas recorrentes e significativos. Essa metodologia se organiza em três etapas fundamentais: a pré-análise, que corresponde à leitura flutuante e à organização do material; a exploração do material, onde são realizadas a codificação e a categorização dos dados; e, por fim, o tratamento dos resultados, com a interpretação crítica e a inferência dos sentidos. Por meio desse processo, é possível acessar significados mais profundos, muitas vezes implícitos, nos discursos dos participantes, favorecendo uma compreensão mais ampla e sensível dos fenômenos investigados. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), sob o parecer Nº 6.845.062, em consonância com a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Resultados: Originaram-se deste estudo dois produtos, um artigo científico que será submetido à Revista Estudos Interdisciplinares - Interagir (ISSN 1809-5771) sob o título: A Percepção dos Profissionais de uma Organização Filantrópica no Sertão Pernambucano sobre a Atenção Multiprofissional ao Idoso com Deficiência Intelectual, e um produto técnico ser encaminhado a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de uma cidade no interior de Pernambuco. Os resultados revelaram que, na percepção dos sete profissionais participantes, o trabalho multiprofissional exerce papel central na qualificação do atendimento. A articulação entre diferentes áreas favorece o diálogo contínuo, o compartilhamento de responsabilidades e a construção de condutas integradas, o que contribui diretamente para a efetividade do cuidado. Observou-se, ainda, que esse modelo de atuação é apontado como um dos principais fatores de impacto positivo na qualidade de vida de idosos com deficiência intelectual. Conclusão: O estudo permitiu compreender as percepções dos profissionais sobre a necessidade de repensar as práticas de atendimento à pessoa idosa com deficiência intelectual, especialmente em relação à qualidade de vida. A convergência de saberes de diversas áreas profissionais, bem como a compreensão de seus contextos de vida e comportamentos, conforme preconizado pelo modelo biopsicossocial, mostra-se como um facilitador para a promoção da qualidade de vida ao qualificar a assistência e focar na integralidade do cuidado contribuindo na melhoria dos resultados. Palavras-chave (DeCS): Deficiência intelectual; Atenção integral à saúde do Idoso; Equipe multiprofissional. |
Description: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como requisito à obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde. |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1219 |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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