Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1208
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | BANDEIRA, Semiramis Silva Albuquerque Pinheiro | - |
dc.contributor.author | VIEIRA, Juliany Silveira Braglia César | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-11T13:08:11Z | - |
dc.date.available | 2025-03-11T13:08:11Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1208 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Introdução: As Instituições de Ensino Superior (IES) têm aderido às metodologias ativas de ensino-aprendizagem, uma vez que são capazes de estimular o senso crítico e reflexivo do discente. Dentre as características inerentes a esses tipos de métodos, destaca-se a flexibilidade quanto ao uso de instrumentos de aprendizagem como, por exemplo, o Mapa Conceitual (MC). O MC é um dispositivo gráfico que tem como objetivo organizar e mapear o conhecimento. Objetivo: Analisar a percepção dos estudantes de um curso de fisioterapia acerca da utilização dos Mapas Conceituais no contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e elaborar um guia orientativo para elaboração de mapas conceituais em tutoria de cursos na área de saúde. Método: Estudo qualitativo, realizado em uma IES do nordeste brasileiro, mediante Grupos Focais (GF) de alunos do 6° e 7º período do curso de fisioterapia. Após esclarecimentos, a pesquisadora realizou o convite para participação dos estudantes na pesquisa. Aqueles, que aceitaram participar, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os GFs seguiram um roteiro pré-elaborado de perguntas sobre adaptação, benefícios, dificuldades, opiniões e sugestões relacionadas aos MCs. Após transcrição do debate, foi realizada a análise de dados através da Análise Temática de Bardin. O estudo, além de ser aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da FPS sob o parecer número 2.907.778 e CAAE 90764518.5.0000.5569, também seguiu as normas e diretrizes propostas pela Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: Os resultados desta dissertação são apresentados sob a forma de três produtos educacionais: um artigo científico, um relatório técnico para a IES com os resultados da pesquisa e um manual para a elaboração do mapa conceitual em tutoria. 25 estudantes participaram do estudo, em que 23 eram do sexo feminino e 2, do sexo masculino. A média de idade era de 24 anos; 21 eram solteiros e 4 casados. 3 deles já tinham formação superior. A partir daí, identificou-se, como potencialidade da ferramenta, o incentivo ao poder de síntese. Já como fragilidade, a dificuldade de adaptação e por formação ineficiente. Identificou-se também, que a ferramenta facilita a revisão do conteúdo. Conclusões: Os estudantes entrevistados têm compreensão da importância do MC para a aprendizagem, contudo, percebem que, por terem conhecimentos insuficientes sobre essa ferramenta, há dificuldade em utilizá-la. Pensando nisso, elaborou-se um guia orientativo, objetivando instruir os discentes na elaboração de mapas conceituais. Palavras-chave: Fisioterapia. Educação em Saúde. Aprendizagem Baseada em Problemas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.title | A utilização de mapas conceituais na graduação de fisioterapia: percepção dos estudantes e guia orientativo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Semiramis_Pinheiro.pdf | 7.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.