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Title: Construção e validação de um vídeo educacional sobre colpocitologia para profissionais de saúde
Authors: ALVES, Danielma Maria Barros Ferreira
ANDRETO, Luciana Marques
MELO, Brena Carvalho Pinto de
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Biologia celular
Atenção primária a saúde
Simulação
Issue Date: 2024
Abstract: RESUMO Introdução: O exame citopatológico é reconhecido como o método mais eficaz para detectar lesões iniciais de câncer de colo uterino, sendo amplamente utilizado no Brasil como uma medida preventiva crucial para mulheres entre 25 e 64 anos atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para garantir sua realização eficaz, é fundamental que os profissionais das UBS estejam devidamente capacitados. O uso da simulação clínica na formação desses profissionais desempenha um papel fundamental ao proporcionar o treinamento e o desenvolvimento de habilidades técnicas essenciais. A integração de tecnologias na Simulação clínica (SC) é particularmente relevante no contexto educacional contemporâneo, marcado pelo avanço tecnológico. A tecnologia educativa audiovisual emerge como uma ferramenta poderosa para facilitar o aprendizado, combinando áudio e imagem de maneira a despertar o interesse e melhorar a compreensão dos conteúdos educacionais. Objetivo: Elaborar e validar um vídeo educacional sobre a coleta da colpocitologia para profissionais da área de saúde. Método: Trata-se de um estudo metodológico de desenvolvimento de tecnologia educacional do tipo vídeo educativo. O estudo foi conduzido no Centro de Simulação da Faculdade Pernambucana de Saúde (CSim) no período de novembro de 2022 a novembro de 2023, com coleta de dados realizada de novembro de 2022 a fevereiro de 2023. A população do estudo foi formada por profissionais docentes e especialistas da Faculdade Pernambucana de Saúde, além de médicos ginecologistas, obstetras, enfermeiros obstetras e estudantes de medicina e enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde. A amostra incluiu 11 especialistas e 20 estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina, ambos selecionados por conveniência. O vídeo foi desenvolvido seguindo a metodologia de Kindem e Musburger, abrangendo as fases de pré-produção, produção e pós-produção, e validado quanto ao conteúdo e à aparência por meio de métodos estatísticos e questionários adaptados. Para validar o conteúdo, foram utilizados diferentes índices de validade. O Índice de Validade de Conteúdo por Item (I-CVI) mede a concordância dos juízes para cada item do questionário. O Índice de Validade de Conteúdo no Nível de Escala pelo Método da Média (S-CVI/AVE) avalia a proporção de itens concordados por cada juiz. Por fim, o Índice de Validade de Conteúdo no Nível de Escala (S-CVI) calcula a média dos valores do S-CVI/AVE, estabelecendo a validade geral do conteúdo. O estduo foi aprovado pelo CEP.: (CAAE:70019223.6.0000.5569), Paracer CEP: (6.302.705). Resultados: A partir dos resultados obtidos foram elaborados três produtos: um artigo científico, um vídeo educacional e um roteiro para a coleta citopatológica para o centro de simulação da FPS. Na validação de conteúdo do vídeo, os juízes eram predominantemente do sexo feminino (91%) e da região Nordeste do Brasil. A maioria dos participantes era de cor parda (73%) e solteiros (64%), sendo Recife a cidade mais frequente (55%). Quanto à formação acadêmica, a maioria dos participantes tinha pós-graduação (73%), sendo especialistas em ginecologia (82%) e todos possuíam experiência na área de coleta citopatológica. A maioria dos participantes tinha menos de 5 anos de experiência na coleta citopatológica (64%) e a maioria não tinha publicações na área (91%). Os participantes avaliaram positivamente o roteiro do vídeo educacional, reconhecendo seus benefícios na prática clínica, no entanto, identificaram-se oportunidades de melhoria, o que motivou ajustes como a alteração do termo geral mulheres por pessoas com útero, a parte de pacientes com imunussupressão mais curta e a inclusão de líbras, também foi realizado a revisão do roteiro para garantir sua conformidade, com resultado do Índice de Validade de Conteúdo (S-CVI/Ave) obtido de 0,97, indicando um elevado consenso sobre a eficácia e clareza do conteúdo. Na validação de aparência do vídeo, participaram 20 estudantes de medicina e enfermagem, com idade entre 20 e 30 anos (75%), sendo predominantemente mulheres (90%). Em termos de etnia, os participantes eram majoritariamente pardos (45%), seguidos por brancos (40%) e pretos (15%). A maioria dos estudantes são solteiras (75%) e previsão de conclusão de curso em 2024 (60%). Quanto ao período acadêmico, a maior parte dos participantes estão no 7º período da faculdade (45%), sendo enfermagem a área predominante (70%), enquanto medicina representou 30% dos participantes. O resultado revelou um Índice de Validade de Conteúdo no Nível de Escala (S-CVI/Ave) de 0,98, indicando uma forte concordância entre os avaliadores quanto à qualidade visual e estética do vídeo. Conclusão: O estudo enfatizou a relevância das tecnologias educativas, como vídeos instrutivos, na capacitação de profissionais de saúde para a coleta de colpocitologia. Os resultados revelaram um elevado consenso entre especialistas e estudantes sobre a clareza, precisão e estética do material desenvolvido. Essa abordagem não apenas melhora a formação técnica dos profissionais, mas também sublinha o potencial dos recursos audiovisuais para enriquecer o aprendizado e a prática clínica. O estudo também gerou três produtos: um artigo científico, um vídeo educacional e um roteiro detalhado para a coleta citopatológica, que são essenciais para o treinamento contínuo dos profissionais de saúde. Esses recursos podem contribuir significativamente para a detecção precoce do câncer de colo uterino e para a promoção da saúde pública no Brasil. Palavras-chave: Biologia celular, atenção primária a saúde, simulação.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS, como requisito à obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino na área da Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1188
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