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Título: Elaboração e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre medidas efetivas de prevenção na lesão por pressão em unidade de terapia intensiva neonatal
Autor(es): BASTOS, Danielle Mota
MEDEIROS, Flávia Patrícia Morais de
SANTOS, José Alex Alves dos
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Lesão por pressão
Unidades de terapia intensiva neonatal
Educação em saúde
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Introdução: As Unidades de Terapia Intensiva Neonatal são voltadas para o atendimento de recém-nascido grave ou com risco de vida. De acordo com estudos realizados nas unidades de terapias intensivas, as lesões de pele mais frequentes nos recém-nascidos são: hematomas, eritema, escoriações, equimoses, pústulas, monilíase e infiltração, sua prevalência na população pediátrica variou de 2 a 28% e, a incidência de lesão por pressão na admissão foi de 26%. A assistência de enfermagem se encontra diretamente ligada à manutenção da integridade cutânea dos neonatos. Percebe-se a necessidade de aprimorar conhecimentos técnico-científicos sobre a prevenção de lesões por pressão em recém-nascido. As Tecnologias Educacionais Digitais podem ser utilizadas como ferramenta que potencializa as boas práticas pedagógicas, pois cria ambiente onde a interação entre os estudantes contribua para os processos de ensino-aprendizagem. O vídeo educacional representa, ainda, uma intervenção simples, de baixo custo e de fácil implementação. A elaboração de produtos técnicos educacionais e sua validação têm sido utilizadas para o cuidado e ensino de enfermagem. Objetivo: Elaborar e validar um vídeo educativo para estudantes de enfermagem acerca de medidas de prevenção efetiva de lesões por pressão em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Método: O estudo foi realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde e desenvolvido em duas etapas: a primeira, foi o levantamento do conteúdo através de uma revisão de literatura (2013 a 2023) nas bases de dados eletrônicas: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem e Base de dados em Enfermagem. Os descritores pesquisados foram: Lesão por Pressão, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Neonatos, Educação em Saúde, Filme e Vídeo Educacional, e foi identificado os fatores predisponentes para o surgimento e medidas efetivas de prevenção; e a segunda etapa foi a construção do vídeo educativo com os recursos digitais que seguiu para a validação de conteúdo pelos especialistas (experts) e de aparência pelo público-alvo (estudantes de enfermagem). Os critérios de inclusão dos juízes seguiram uma adaptação dos critérios de Ferhring e, para os estudantes de enfermagem, estes estavam matriculados na instituição de ensino em período compatível com o tema e eram maiores de 18 anos. A coleta de dados foi remota e assíncrona. Os dados foram tratados pelo índice de validade de conteúdo. Os aspectos éticos foram respeitados de acordo com a Resolução nº 466/2012, sendo aprovado com o nº de parecer 6.498.905 pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde. Resultados: Foi criado um storyboard, com os conteúdos divididos em blocos sobre: a incidência de lesão por pressão em neonatos em unidade de terapia intensiva neonatal; as particularidades da pele dos recém-nascidos, bem como a definição de lesão por pressão; os fatores de risco para o desenvolvimento destas lesões; e as medidas preventivas para evitar sua ocorrência. Em seguida, o vídeo educativo foi desenvolvido e teve o conteúdo validado por 22 especialistas, com o seguinte perfil: eram 03 doutores, 02 mestres, 17 especialistas, 09 docentes e 13 profissionais de saúde que atuavam diretamente na área temática do produto. Foi validado obtendo um índice de validade de conteúdo superior a 80% em todos os itens. Houve contribuições na gramática e na ortografia e sugestões de mudanças de imagens para acompanhar os conteúdos, que foram modificados. Na validação da aparência do vídeo para o público-alvo foi realizada por consenso por oito estudantes e os valores de índice de validação de conteúdo e do teste binomial indicaram a concordância estatisticamente também superior a 80% em todos os itens, demonstrando que o vídeo foi avaliado como compreensível para a população a que se destinava. Todos os estudantes informaram que já recorreram a este tipo de tecnologia para buscar conteúdos acadêmicos e todos consideraram o vídeo como boa opção de ferramenta educativa que pode ajudar no seu processo de formação acadêmica. Na validação de aparência não houve sugestões. Conclusão: O vídeo educativo foi considerado validado em relação ao conteúdo e a aparência pelo público-alvo. Também foi considerado como uma estratégia educativa para formação e atualização em temas na área de saúde. Palavras-chave (DeCS): Lesão por Pressão. Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Neonatos. Educação em Saúde. Filme e Vídeo Educacional.
Descrição: Dissertação apresentada a banca avaliadora como requisito para o título de Mestra no Programa de Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1182
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