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Título: Elaboração e validação de curso na modalidade a distância sobre pesquisa em bases de dados na área de saúde
Autor(es): GÓIS FILHO, Paulo Mário Brasil de
MEDEIROS, Flávia Patrícia Morais de
LORENA, Suélem Barros de
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Competência informacional
Comportamento de busca de informação
Estratégias de aprendizagem
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO A disseminação de informações relacionadas à saúde é um dos principais desafios enfrentados pela sociedade globalizada. No contexto acadêmico, a utilização de fontes duvidosas pode comprometer o processo de aprendizagem, bem como a formação dos futuros profissionais de saúde. Diante disso, a busca por informações em bases de dados científicas pode contribuir significativamente para um processo de aprendizagem eficiente. Realizar essa busca de maneira correta não apenas amplia o conhecimento, mas também melhora a compreensão dos temas estudados, ajudando a consolidar o conhecimento e a desenvolver habilidades críticas e analíticas essenciais ao progresso acadêmico e profissional. É importante destacar a raridade de cursos validados que abordam sobre a pesquisa em bases de dados, a avaliação crítica de artigos científicos, bem como acerca da avaliação de revistas científicas, por meio dos fatores de impacto, e dos autores, por meio de métricas específicas, o que torna o curso desenvolvido neste trabalho ainda mais relevante e necessário. Dessa forma, o objetivo deste estudo consiste em elaborar e validar um curso autoinstrucional, na modalidade de Educação a Distância, sobre pesquisa em bases de dados na área da Saúde. Trata-se de um estudo metodológico para a elaboração e validação de um curso a distância e autoinstrucional, realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde. A elaboração do curso seguiu o modelo de design instrucional de Kemp, Morrison e Ross (1989). Inicialmente, consultamos as bases de dados Bireme, BVS, Cochrane, Portal Capes, Scielo, Pubmed, Lilacs, Medline e os repositórios de Teses e Dissertações da Faculdade Pernambucana de Saúde e da Universidade de São Paulo, realizando a pesquisa nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola, no recorte temporal de 2013-2023, por meio das seguintes palavras-chave: competência informacional; bases de dados bibliográficas; fontes dos dados; comportamento de busca de informação; estratégias de aprendizagem; e validação. Nesta busca, encontramos 87 (oitenta e sete) artigos. Posteriormente, selecionamos os artigos com a mesma temática do objetivo do nosso curso, totalizando 42 (quarenta e dois) trabalhos. A validação de conteúdo selecionou os especialistas conforme os critérios de Fehring adaptados pelo pesquisador. Para tanto, foi realizada uma reunião de consenso, através da plataforma Webex meeting®, com duração de 180 (cento e oitenta) minutos. A validação semântica, por sua vez, foi realizada com estudantes dos cursos de graduação da saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde, maiores de 18 (dezoito) anos e matriculados no momento da coleta dos dados. Destacamos que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde, com CAAE 5.384.475. Em relação aos resultados, o produto técnico educacional foi a elaboração e validação do curso autoinstrucional, na modalidade a distância, denominado de Elaboração e Validação de Curso na Modalidade a Distância sobre Pesquisa em Bases de Dados na Área de Saúde, com carga horária de 8 (oito) horas, composto por 3 (três) módulos, a saber: “A informação ao longo do tempo”; “Navegando nas principais bases de dados científicas” e “Avaliando artigos científicos”. As validações de conteúdo e semântica aconteceram com o consenso de todos os participantes da pesquisa, momento em que todas as sugestões foram acatadas e realizadas. O curso conta com material de apoio, como lista de bases de dados mais utilizadas no Brasil e no mundo, e com referências de artigos científicos para leitura complementar. Ao final de cada módulo, o cursista é avaliado, sendo certificado aquele que alcançar 70% (setenta por cento) de acertos. Em síntese, o curso é uma estratégia educacional que orienta os estudantes a realizarem pesquisas em bases de dados na área de Saúde, servindo como premissa para uma educação sólida, voltada à recuperação da informação com qualidade e ética, contribuindo, assim, para a proatividade e mudança de comportamento informacional e disseminando boas práticas em pesquisa científica. Palavras-chave: competência informacional; bases de dados bibliográficas; fontes de dados; comportamento de busca de informação; estratégias de aprendizagem; validação.
Descrição: Dissertação apresentada à banca examinadora em cumprimento às exigências para a obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1173
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