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Title: Avaliação da implantação de testes com consulta em cursos da área da saúde
Authors: NASCIMENTO, Luciene Maria Ferreira do
DUQUE, Taciana Barbosa
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Aprendizagem
Avaliação
Desempenho acadêmico
Issue Date: 2024
Abstract: RESUMO Introdução: A avaliação é essencial no processo de aprendizagem, e o Teste com consulta (TC) ou “teste de livro aberto”, tradução livre do Open book exam é uma estratégia utilizada para este fim. O TC por meio de questões que exigem maior nível cognitivo busca promover reflexão, análise crítica e compreensão abrangente, sendo recomendados os princípios das perguntas socráticas para sua elaboração. Objetivo: Avaliar a implantação do TC em cursos da área da saúde. Método: estudo de avaliação de uma intervenção educacional - aplicação de testes com consulta- com estudantes e docentes de uma instituição de ensino superior (IES) da área da saúde localizada em Recife, Pernambuco, entre fevereiro de 2023 e março de 2024. Os testes com consulta foram introduzidos no sistema de avaliação da IES no ano de 2021, no período da pandemia COVID19 de forma remota passando a ser realizada de forma presencial, ainda em ambiente online, no ano de 2024. A coleta de dados foi realizada através da plataforma LimeSurvey 2.0 sendo enviado e-mail e carta convite, TCLE e acesso aos formulários de pesquisa caso houvesse concordância em participar. O instrumento de coleta em sua primeira sessão continha questões relacionadas aos aspectos sociodemográficos e acadêmicos dos respondentes e assertivas sobre a compreensão, preparação e opinião sobre os testes com respostas organizadas em escala de Liker de cinco pontos. No formulário dos docentes havia uma segunda sessão para análise de questões elaboradas para os testes com consulta em relação à taxonomia e aplicação do método socrático. Foram analisadas 60 questões elaboradas para os testes com consulta do banco de dados da instituição, As questões foram sorteadas e distribuídas entre os docentes dos cursos, sendo a cada docente encaminhadas 10 questões, podendo haver repetição de questões entre os docentes. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), sob o CAAE: 70022623.7.0000.5569, número do Parecer: 6.260.105. Resultados: Participaram 148 estudantes e 24 docentes. Os estudantes (RM 4.1) e docentes (RM 4.5), concordaram que receberam instruções prévias sobre teste com consulta. Sobre os materiais de instruções terem sido esclarecedores, estudantes (RM 3.5) e docentes (RM 3.7) concordaram. Os estudantes (RM 3.1) e docentes (RM 4.5) destacaram que o tempo para realização do teste é satisfatório. Com relação ao método ser seguro com relação a fraude, os estudantes (RM 3.2) concordaram. Os docentes consideram que o teste online presencial é mais indicado que o teste online remoto (RM 4.8), ficando mais motivados em elaborar questões para o formato online presencial (RM 4.2). Os docentes preferem questões com resolução de problemas (RM 4.2) e método socrático (RM 3.5), consideram ser uma avaliação eficiente para analisar o conhecimento de alunos (RM 3.6). Ao analisarem as questões do banco de itens, 40% foram consideradas estarem de acordo com o método socrático; em relação à taxonomia, 32% cobravam memorização, 41% estavam no nível compreender/aplicar e 27% da questões no nível de resolução de problemas. Os docentes concordaram que o TC é uma boa forma de avaliar conhecimento (RM 3.7) o que não ficou ainda evidente na opinião dos estudantes (RM 3.0). Conclusão: Os resultados indicam que tanto estudantes quanto docentes veem o teste com consulta como seguro, graças a materiais claros e bem elaborados. No entanto, os alunos ainda não estão totalmente adaptados e expressam dúvidas sobre a sua eficácia como ferramenta de aprendizagem, necessitando de mais tempo de familiarização. Futuros estudos devem investigar a preferência dos docentes pelo formato online presencial e a resistência dos estudantes. Além disso, recomendamos a capacitação contínua de professores e a oferta de materiais instrutivos acessíveis para facilitar o processo de adaptação. Palavras-chave (DeCS): aprendizagem; avaliação; desempenho acadêmico.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, como requisito à obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino em Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1164
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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