Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1122
Título: Construção e validação de manual para o módulo de gestão em saúde baseado na metodologia sala de aula invertida para residentes em saúde
Autor(es): ALMEIDA, Victor Emmanuel Guilherme de Albuquerque
MEDEIROS, Flávia Patrícia Morais de
SILVA, Bruno Hipólito da
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Residência
Gestão em saúde
Material didático
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Introdução: É importante que profissionais de saúde incorporem habilidades de gestão às suas atividades assistenciais, aplicando-as de maneira integrada à rotina. As residências em saúde, onde alguns programas incluem o módulo voltado para a gestão em saúde, trazem essa vivência. Os programas de residência preconizam que os docentes adotem nos módulos ministrados, metodologias ativas para auxiliar no processo de formação do residente, uma vez que essas abordagens seguem princípios de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento de competências no profissional. Entre as metodologias que podem ser empregadas está a sala de aula invertida. Essa abordagem implica na disponibilização do conteúdo antes do encontro presencial, permitindo que, durante as aulas, os residentes se envolvam em atividades práticas que reforcem os conhecimentos adquiridos. Objetivo: Elaborar e validar um manual técnico-educacional para docentes do módulo de gestão em saúde utilizando a metodologia sala de aula invertida. Métodos: O material contém um plano de ensino inspirado nos planos adotados pela Universidade de Brasília (UnB) e a divisão de conteúdo e carga horária inspirados do módulo de gestão em saúde do programa de residência multiprofissional em oncologia do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O material proposto apresenta 6 tópicos com 17 momentos para aprendizagem no total para 18 encontros, com temas que contemplam uma visão panorâmica sobre conteúdos relacionados à gestão em saúde como a introdução à gestão em saúde, à gestão do paciente, à gestão de pessoas, estudos de casos, o planejamento estratégico e a gestão de processos. Para avaliar o material foram realizadas análises psicométricas de validade, de conteúdo e semântica, e confiabilidade. A validação do conteúdo foi realizada por 21 especialistas em gestão e liderança de equipes, selecionados de acordo com os critérios de Ferhing adaptados. Já para os avaliadores da semântica do manual foram selecionados 19 profissionais com atuação relacionada às residências em saúde com um mínimo de dois anos de atuação. A escala de Likert funcionou como instrumento para a obtenção dos índices. A avaliação das respostas foi obtida pelo cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e um Índice de Validade de Conteúdo Global (IVCG). Índice semelhante foi adotado para a validação semântica. Para que o manual fosse considerado aprovado, os índices deveriam ser maiores que 78%, conforme critérios de Polit e Beck. Após as validações, foi avaliada a confiabilidade pela utilização do coeficiente alfa de Cronbach. Para que o instrumento fosse considerado confiável, seria necessário possuir um valor >0,8, conforme critério de Freitas e Rodrigues. A pesquisa obedeceu aos critérios éticos, pois seguiu a resolução no 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, foi aprovado sob número do CAAE 73178923.5.0000.5569, número de parecer 6.332.146, no Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Resultados: Foi elaborado e validado um manual técnico-educacional para o ensino do módulo de gestão em saúde para residentes em saúde e um artigo científico intitulado: Construção e Validação de manual para o ensino de gestão em saúde para residentes baseado em sala de aula invertida. O manual apresentou IVCG entre os avaliadores de conteúdo de 97,48% e entre os avaliadores de semântica de 99,73%. Em relação à confiabilidade (resultado do coeficiente alfa de Cronbach), a avaliação de conteúdo teve um valor para o coeficiente de 0,97 e de 0,93 para a avaliação semântica. Conclusões: O manual elaborado foi validado e apresentou-se com valores altos de confiabilidade, podendo ser utilizado por docentes de pós-graduação responsáveis pelo módulo de gestão em saúde. Os especialistas e avaliadores ratificaram a relevância da utilização da metodologia sala de aula invertida para o ensino de gestão em saúde para residentes e que o manual poderá contribuir com a introdução dos temas relacionados à gestão. Palavras-chave (DeCS): Residência. Gestão em Saúde. Material Didático.
Descrição: Dissertação apresentada na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1122
Aparece nas coleções:TCC (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_victor_final.pdf3.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.