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Título: Avaliação do perfil do tutor pelo estudante na aprendizagem baseada em problemas, em tutorias remotas no contexto da pandemia pela Covid-19
Autor(es): FALCÃO, Ana Caroline de Souza Mendes
FALBO, Ana Rodrigues
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
COVID-19
Tutor
Tutoria
Pandemia
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO Introdução: em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia pelo novo coronavírus, gerando a necessidade de meios alternativos às aulas presenciais. Nesse cenário, na instituição na qual foi realizado o estudo, houve a mudança imediata para o ambiente remoto síncrono. Tornou-se importante, então, conhecer as características do tutor, atuando de forma virtual para a identificação de alguns ajustes necessários, para não comprometer a efetividade da aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas sempre que esse ambiente de aprendizagem se fizer necessário. Objetivo: avaliar o perfil do tutor na Aprendizagem Baseada em Problemas na tutoria remota, durante a pandemia pelo novo coronavírus. Métodos: estudo transversal, realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde, envolvendo estudantes de medicina dos primeiros quatro anos, durante o período de setembro de 2021 a dezembro de 2022. Para avaliação do perfil do tutor, foi utilizado o Questionário Breve de Avaliação do Tutor, com formato de escala Likert, com 11 itens que se agrupam nos quatro tipos de aprendizagens e o comportamento interpessoal do tutor, sendo consideradas 05 (cinco) dimensões: construtiva (itens 1, 2 e 3), autodirigida (itens 4 e 5), contextual (itens 6 e 7), colaborativa (itens 8 e 9) e comportamento interpessoal do tutor (itens 10 e 11). Para a verificação da associação entre as variáveis estudadas e a percepção dos estudantes sobre o perfil do tutor, incialmente, foi realizada a análise de regressão de Poisson, no qual foram incluídas como variáveis explanatórias aquelas que na análise univariada apresentaram um nível de significância <0,20. O nível de significância considerado foi de 5,0%. A análise do questionário foi feita por meio das médias aritméticas do seu conjunto de itens, compondo o escore médio geral e a análise de cada dimensão pelas médias aritméticas dos itens que as compõem, correspondendo ao escore médio por dimensão. Atribuiu-se o grau de percepção dos estudantes sobre as características do tutor, considerando os seguintes pontos de corte: ausência de percepção dessas características (≤ 3,0); boa percepção das características (>3,0 a < 4,0); e ótima percepção das características (> 4,0 a 5,0). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com o CAAE: 50458621.0.0000.556. Resultados: na avaliação do tutor, foi observado escore médio geral de 4,15 (ótima percepção) e quanto às dimensões, os escores médios foram os seguintes: aprendizagem construtiva 4,21, aprendizagem autodirigida 4,11, aprendizagem contextualizada 4,20, aprendizagem colaborativa 4,01 e o comportamento interpessoal do tutor 4,01. Quando foi verificada a associação entre as variáveis estudadas e o perfil do tutor avaliado, foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre local sem ruído para a realização da tutoria (p=0,031; OR= 2,1- IC-1,1 a 4,4) e a idade do estudante (p=0,024; OR=2,2 - IC-1,0-4,6), e melhor avaliação do tutor (EMG >=4). Conclusões: apesar das condições adversas os estudantes tiveram ótima percepção das características do tutor como facilitador no grupo tutorial remoto síncrono. Esse achado, no estudo atual, esteve associado com o acesso a um ambiente sem ruídos para a realização do grupo tutorial e à idade mais jovem dos estudantes. Postula-se, ainda, que a experiência prévia dos tutores facilitando grupos de discussão no ambiente remoto assíncrono de aprendizagem colaborativa disponibilizado pela instituição e a necessidade de sair do foco de uma situação adversa imposta pela pandemia podem ter contribuído para melhor condição de participação e, portanto, de avaliação por parte dos estudantes. Palavras-chave (DeCS): Aprendizagem Baseada em Problemas. COVID-19. Tutor. Tutoria. Pandemia.
Descrição: Dissertação apresentada ao programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS , como requisito parcial à obtenção de Mestre em Educação pra o Ensino em Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1118
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