Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/747
Título: Análise da prática docente e desenvolvimento de um guia de orientação para utilização de metodologias ativas na formação de estudantes de enfermagem
Autor(es): MORAIS, Joyce Catarina Lopes de
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Educação em enfermagem
Metodologias ativas
Aprendizagem
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Introdução: A fim de proporcionar o desenvolvimento de um profissional de enfermagem crítico-reflexivo para tomada de decisão, é necessário que as instituições de ensino ofereçam uma metodologia na qual os alunos possam desenvolver suas habilidades operacionais e cognitivas de forma autônoma e dinâmica, tornando-o ator do seu aprendizado e estimulando suas habilidades técnicas, intelectuais, cognitivas e seus relacionamentos interpessoais, bem como favorece a autonomia, possibilitando ao aluno refletir sobre sua própria prática, principalmente através do uso das problematizações, incentivado a resolução criativa desses problemas, além de estabelecer uma melhor correlação entre prática e teoria, proporcionando uma reflexão crítica sobre as lacunas encontradas no modelo tradicional de ensino. Objetivo: Analisar a utilização de Metodologias Ativas (MA) por docentes na graduação de enfermagem e desenvolver um guia de orientação para utilização de MA no ensino. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, cujo método trabalha com as particularidades e a relevância do assunto estudado, demonstrando os aspectos que o tornam pertinente, realizada no peíod de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2022. Aplicando-se uma entrevista semiestruturada individualmente aos quatorze professores do curso de enfermagem da Faculdade dos Palmares, localizada em Palmares/PE a 125Km de Recife capital de Pernambuco. Os dados coletados foram foram analisados de maneira diversa, sendo as informações tabiladas em planilhas e gráficos e para a observação das qualitativas, a análise de conteúdo ma conceituação. Resultados: Caracterizar o perfil socio demográfico e profissional dos professores, identificar as MA utilizadas por eles, descrever as potencialidade e dificuldades do modelo de ensino na percepção dos mesmos e elaborar um guia de orientação sobre MA no ensino de graduação em enfermagem que será distribuído de forma gratuita. Conslusão: A maioria dos entrevistados conhecem e compreendem conceitos e o potencial transformador no ensino e assim utilizam metodologias ativas em sala de aula. Porém, compreendem que o processo de ensino ativo exige dedicação e estratégias de formação dos profissionais que irão utilizá-las nos seus contextos. Palavras-chave: Educação em Enfermagem; Metodologias Ativas, Aprendizagem
Descrição: Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/747
Aparece nas coleções:TCC (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.