Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/164
Title: Utilização das metodologias ativas na residência multiprofissional do Hospital Regional Dom Moura de Garanhuns, Pernambuco
Authors: MIGUEL, Maria Mônica de Almeida Henriques
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Educação
Metodologias Ativas
Residência Multiprofissional
Issue Date: 2015
Abstract: A proposta de formação de profissionais de saúde com visão ampliada necessita de novas formas de construir o conhecimento, nesse contexto a Residência no uso de metodologias ativas desenvolve uma pratica diferenciada, com funcionamento articulado, interdisciplinar e integrativo. Este estudo tem como objetivo analisar a opinião dos docentes e discentes quanto à utilização de metodologias ativas na Residência Multiprofissional do Hospital Regional Dom Moura de Garanhuns, Pernambuco (HRDM). Trata-se de um estudo descritivo, com análise quantitativa, realizado com os docentes e discentes da Residência Multiprofissional do HRDM, com utilização de entrevista estruturada com a aplicação de questionários elaborados pelos próprios autores, considerando a literatura atual sobre metodologias ativas. Na análise dos resultados, todos os docentes afirmaram a utilização das metodologias ativas nas suas práticas educativas, pois acreditam que estas contribuem no processo de interação em sala da aula, no desenvolvimento da aprendizagem e motivam os discentes, uma vez que estimulam a pesquisa, sua independência e autonomia. Em contra partida, a maioria dos discentes afirmaram a não utilização das metodologias ativas nas práticas de ensino da Residência Multiprofissional do HRDM, mas mostraram-se receptivos, acreditando que a utilização das metodologias ativas na residência contribui na construção do conhecimento e de competências profissionais, que serão utilizadas em suas vidas profissionais futuras. Desta forma, a partir da pesquisa realizada, para uma consolidação da utilização de metodologias ativas na Residência Multiprofissional do HRDM, há a necessidade de mais estudos, através de pesquisas direcionadas nesse sentido, investimento político / administrativo e financeiro da instituição de ensino, maior divulgação no ambiente cultural e co-responsabilidade do docente e discente, para que possa se levar a uma prática educativa, humanizada e transformadora necessária para acompanhar o avanço tecnológico e as exigências da sociedade atual na formação educacional do profissional de saúde.
Description: Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para a obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde-FPS. Linha de Pesquisa: Processos de aprendizagem e ambientes de aprendizagem inovadores Orientador: Prof. PhD. GilliatFalbo. Coorientadora: ProfªMSc. Emanuelle Pessa Valente.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/164
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_Monica_de_Almeida_Henriques.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.