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Title: Burnout e desempenho acadêmico em estudantes de medicina de uma faculdade do nordeste do Brasil
Authors: CAVALCANTI, Helton Alexsandro Firmino
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Educação médica
Burnout
Estudantes de medicina
Logro
Issue Date: 2015
Abstract: Introdução: Burnout é uma resposta complexa ao estresse crônico. Cinismo, exaustão emocional e baixa senso de eficácia são seus componentes. Sua prevalência nos estudantes de Medicina atinge níveis tão altos quanto 82%. Há indícios de que o burnout afete negativamente o desempenho acadêmico. Objetivos: Verificar a prevalência de burnout em estudantes do primeiro ao quarto ano do curso médico e averiguar a associação entre o burnout e desempenho acadêmico das avaliações cognitivas, avaliações dos tutores e exames práticos. Métodos: No fim do primeiro semestre de 2014, todos os estudantes de Medicina (n = 549), do primeiro ao quarto ano de uma faculdade particular do nordeste do Brasil foram convidados a participar deste estudo. Foi utilizado o Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS). Resultados: 448 estudantes aceitaram participar da pesquisa (taxa de resposta de 82%). A maioria dos respondentes era do sexo feminino (70%). A idade média foi de 22 anos (DP 3,24). A prevalência geral de burnout foi de 6,6%(SD 0,84), sem variabilidade significativa entre os períodos. O burnout esteve mais consistentemente relacionado a quedas no desempenho nos testes práticos. A maior parte das avaliações cognitivas e avaliações dos tutores não esteve associada com burnout. Conclusões: Este foi provavelmente o primeiro estudo a abordar a associação entre o burnout e desempenho acadêmico em Educação Baseada em Problemas na graduação médica. Burnout não foi incomum entre os estudantes de Medicina e sua prevalência se manteve constante nos quatro primeiros anos da graduação. Encontramos uma forte associação da síndrome de burnout e o desempenho em exames práticos. É possível que o burnout afete assimetricamente o desempenho acadêmico, prejudicando principalmente as atividades clínicas, mesmo quando simuladas.
Description: Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Linha de Pesquisa: Avaliação de estudantes, avaliação da aprendizagem e de ambientes de ensino-aprendizagem Orientador: Prof. Dr. Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/158
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