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Título: Percepção dos estudantes de medicina sobre o ambiente de ensino aprendizagem em um hospital escola no nordeste do Brasil - um estudo transversal
Autor(es): GUIMARÃES, Angélica Cordeiro
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Educação médica
Ambiente educativo
Dimensões da percepção
DREEM
Data do documento: 2014
Resumo: Introdução: a percepção do ambiente educativo pode influenciar o desempenho acadêmico do estudante e a sua análise pode fornecer subsídios importantes para melhorá-lo. Objetivo: avaliar a percepção do estudante acerca do ambiente de ensino-aprendizagem do Hospital Dom Malan/IMIP, durante o internato do curso médico Método: realizado estudo do tipo corte transversal, envolvendo 105 estudantes durante o período entre abril e setembro de 2013, sendo 54 (51,4%) estudantes do rodízio de pediatria e 51 (48,6%) do rodízio de ginecologia e obstetrícia. Foi utilizado um questionário específico para avaliação do ambiente de Educação Médica, o Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM) validado no Brasil. É composto por 50 questões categorizadas em cinco dimensões (percepção da aprendizagem, sobre os preceptores, dos resultados acadêmicos, do ambiente geral e das relações sociais). A análise do conjunto dos questionários foi realizada utilizando-se a média da pontuação de todas as respostas. A média da pontuação atribuída a cada questão permitiu identificar com maior detalhamento os pontos fracos e fortes de cada dimensão avaliada. A média da pontuação atribuída a cada dimensão foi avaliada segundo o guia prático de utilização do questionário DREEM. Resultados: Os resultados foram considerados em três níveis: questões individuais, as cinco dimensões e o DREEM global. A percepção geral do ambiente educativo pelos estudantes foi considerada “more positive than negative” (pontuação 144,4/200). A média da pontuação atribuída a cada dimensão revelou os seguintes resultados: percepção da aprendizagem: “a more positive perception”,percepção sobre os preceptores:“model course organisers” (49,5%), percepção dos resultados acadêmicos: “ feeling more on the positive side” (70,5%), percepção do ambiente geral: “a more positive atitude” (55,2%), percepção das relações sociais: “not a nice place”(90,5%) e na percepção geral do ambiente educativo: “more positive than negative”(69,5%). Não houve diferença estatisticamente significante quando comparadas as percepções dos estudantes sobre as cinco dimensões avaliadas nos dois grupos (p>0,05). Conclusões: a percepção geral dos estudantes sobre o ambiente educacional foi positiva, entretanto a dimensão das relações sociais foi apontada como não agradável. Aspectos a serem melhorados estiveram presentes em todas as dimensões avaliadas, possibilitando um amplo espaço para melhorias.
Descrição: Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. Orientador: Prof. Dr. Gilliatt Hanois Falbo Coorientadora: Profa. Thálita Menezes
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/139
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