Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/958
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMELO, Joyce Karine Carneiro da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Reneide Muniz da-
dc.contributor.authorSILVA, Bruno Hipólito da-
dc.date.accessioned2023-09-14T12:12:43Z-
dc.date.available2023-09-14T12:12:43Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/958-
dc.descriptionDissertação apresentada com a finalidade de obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: A educação é um instrumento de mudança e transformação da sociedade. Para tanto, a educação em serviço é uma estratégia no desenvolvimento dos profissionais. Nesse contexto, a Educação a Distância emerge como uma estratégia para formar e socializar o conhecimento a partir de tecnologias educacionais que possibilitem amplo acesso. Desse modo, podem-se melhorar a experiência educacional, reduzir as limitações de tempo, superar as barreiras territoriais e atender diferentes estilos de aprendizagem, sendo, portanto, mais flexível. Objetivo: Desenvolver um ebook para aplicação de cursos de Educação Permanente na modalidade de ensino a distância para profissionais da saúde. Métodos: Elaboração de material didático instrucional baseado no Design instrucional ADDIE. Se trata de um estudo metodológico desenvolvido em oito etapas: definição do processo de criação, levantamento bibliográfico, elaboração do ebook, ilustração, reunião com especialistas para apresentação do ebook, inclusão de melhorias no ebook solicitadas pelos especialistas, reapresentação do ebook, etapa final de validação. Os especialistas convidados eram da área de tecnologia e Educação Permanente e o público-alvo para aplicação do ebook são profissionais de saúde. Aspectos éticos: O projeto foi submetido ao Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde e respeita a Resolução 510/2016. Resultados: A versão final do ebook dispõe de 20 páginas com o título “Elaboração e validação de um e-book para aplicação de cursos de Educação Permanente na modalidade de ensino a distância para profissionais da saúde”. Em todas as páginas temos ilustrações elaboradas pela autora. Este ebook foi validado do ponto de vista semântico e de conteúdo por especialistas na área de Educação Permanente e de Tecnologia, tendo como público-alvo profissionais de saúde. Após validação, foi realizada escrita do artigo intitulado: “Elaboração e validação de um e-book para aplicação de cursos de Educação Permanente na modalidade de ensino a distância para profissionais da saúde”. Produto: O produto gerado a partir deste estudo é um e-book para aplicação de cursos de Educação Permanente na modalidade de ensino a distância para profissionais de saúde, podendo ser utilizado em hospitais públicos, filantrópicos ou privados e um artigo para publicação em periódico. Considerações finais: O ebook foi elaborado e validado quanto ao seu conteúdo e semântica. Como produto educacional para profissionais de saúde, o e-book tem grande potencial para disseminar conteúdo de alta qualidade, pois utiliza um formato de ensino a distância que rompe barreiras de tempo e espaço e amplia seu alcance. Por ser construído com foco em ambientes virtuais, espera-se um impacto positivo na formação profissional. Palavras-chave (DECS): Ensino a Distância; Educação Permanente em Saúde; Educação a distância.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEducação permanente em saúdept_BR
dc.subjectEducação a distância.pt_BR
dc.titleElaboração e validação de um e-book para aplicação de cursos de educação permanente na modalidade EAD para profissionais da saúdept_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação final - Joyce Karine Carneiro da Silva Melo .pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.