Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/924
Title: Proposta do curso “Metodologias Ativas no Processo Ensino-aprendizagem nas Residências em Saúde”
Authors: VENTURA, Jessica Maria de Andrade
SILVA JUNIOR, José Roberto da
PAZ, Alcieros Martins
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Ensino Internato e residência
Formação de profissionais
Docentes
Educação à distância
Capacitação de recursos humanos em saúde
Issue Date: 2023
Abstract: Tendo como requisito para a obtenção do grau de mestre em educação para o ensino na área de saúde, do programa Stricto Sensu ofertado pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). A pesquisa teve como objetivo elaborar e validar uma proposta de curso na modalidade de ensino a distância (EAD) sobre Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA) a partir da análise realizada com relação às necessidades dos docentes envolvidos nos programas de residência multiprofissionais em saúde da Secretaria de Saúde do Recife (SESAU-PE). A análise a partir dos relatos foi realizada por meio do Iramuteq, um software francês utilizado pana análises textuais. A partir desta primeira etapa que consistiu na coleta, segui-se para a segunda etapa de elaboração evalidação da proposta do curso sobre Metodologias Ativas, o ensino inovador e sua aplicabilidade com o intuito de intrumentalizar além dos profissionais participantes da pesquisa, todos os outros que fazem parte do processo de formação em saúde ensino-serviço nos mais variados espaços de aprendizagem. Foram realizadas a pesquisa bibliográfica, desenvolvimento do plano de conteúdo e proposta do curso sendo, para isso, utilizado o modelo adaptado de Desenho Instrucional ADDIE e por fim, foi realizada a validação de conteúdo e a validação semântica por meio de grupo consenso. Participaram da validação de conteúdo, cinco experts com experiência em desenho educacional e avaliação, e dois experts com experiência em ciências da saúde e educação. O encontro aconteceu de forma remota e síncrona, e todos concordaram com o conteúdo proposto e as escolhas das ferramentas tecnológicas educacionais apresentadas. Recomendaram modificações quanto ao título do curso, inserção de um módulo introdutório, alteração dos verbos dos objetivos de aprendizagem e quanto ao método de avaliação. Todas as sugestões foram acatadas e incorporadas, pelos autores à proposta do curso. Após o processo de validação de conteúdo e validação semântica, foram realizadas as adaptações propostas pelos grupos de consenso, e finalizado a proposta do curso, o qual foi dividido por módulos e unidades. Inicialmente foi realizado uma apresentação breve da proposta do curso e posteriormente iniciou-se a apresentação das ferramentas. No módulo 1 foi apresentado a Introdução e Conhecimento das Metodologias Ativas e o Caráter Inovador (carga horária 06 horas). No módulo 2 Sobre as Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem (carga horária de 10 horas). No Módulo 3 A Tecnologia e o uso de 6 Metodologias Ativas (carga horária de 04 horas). A proposta do curso foi construída em telas estáticas, com acesso direto aos links dos textos e vídeos, permitindo interatividade na apresentação. Dessa forma, foi estruturada uma proposta de curso na modalidade EAD, autoinstrucional e sem mediação, com uma carga horária de 20 horas. O estudo foi submetido para apreciação e aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), com aprovação sob nº de parecer consubstanciado nº 5.954.149 e CAEE nº 65518022.5.0000.5569.
Description: Produto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/924
ISBN: 978-65-6034-004-6
Appears in Collections:Curso de curta duração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Produto Técnico - Jessica Ventura.pdf4.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.