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dc.contributor.authorVALENÇA, Natália de Oliveira-
dc.contributor.authorFALBO NETO, Gilliatt Hanois-
dc.contributor.authorLIMA, Tereza Rebecca de Melo e-
dc.date.accessioned2023-04-11T12:35:30Z-
dc.date.available2023-04-11T12:35:30Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/876-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino em Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: O preceptor é um profissional que conduz os estudantes, internos e residentes na construção de conhecimentos específicos da sua área, no ambiente de prática clínica, tendo ou não titulação de professor. A função de preceptoria possui características fundamentalmente docentes, uma vez que o preceptor atua em atividades que formam futuros profissionais para exercerem atividades práticas e, frequentemente, experimentam com eles algumas inserções teóricas. Apesar de ser uma função fundamental e de extrema importância, a formação andragógica de profissionais de saúde, que prepara preceptores, ainda fica aquém do esperado durante a graduação e em muitos programas de residência do país. Neste sentido, educação permanente é uma das ferramentas para adquirir estas habilidades, trazendo melhoria na qualidade do ensino e a educação à distância se mostra como uma boa forma de educação permanente, devendo seguir modelos de desenho instrucional para obtenção de cursos bem estruturados, que favorece o estudo individualizado e efetivo. Objetivo: Elaborar e validar curso à distância para o desenvolvimento de preceptores médicos. Método: Estudo metodológico de elaboração e validação de um curso auto instrucional, à distância, para o desenvolvimento de preceptores médicos. Foi utilizado o modelo de design instrucional de ADDIE. Foi feita a análise do problema a ser solucionado (problema instrucional), do contexto de aprendizagem e do público-alvo por meio de grupo focal. Em seguida, foi feito o design ou planejamento das estratégias que foram aplicadas para atender ao problema instrucional. Por fim, o material instrucional e atividades de aprendizagem foram desenvolvidos. Na etapa de validação foi usada a estratégia de grupo de consenso. Resultados: Foi feito um grupo focal para análise do problema e do público alvo. O conteúdo do grupo focal foi submetido a análise temática pela técnica de Bardin, onde foram encontradas quatro categorias: Satisfação, prazer e motivação; Capacitação e utilização de metodologias ativas; Dificuldades no ambiente de ensino e aprendizagem; Autodidatismo, espontaneísmo, posturas e atitudes. Após análise do problema instrucional, foram criados os objetivos do curso, assim como o plano de ensino e conteúdo do curso, utilizando-se o modelo de desenho instrucional de ADDIE. O conteúdo do curso foi validado por um painel de preceptores e especialistas em educação médica, por meio de grupo de validação de consenso, com sugestões de melhorias para o curso. As sugestões foram incorporadas e um novo plano de ensino foi elaborado. O curso é composto por 5 módulos, com duração prevista de 30 horas. Com os resultados da análise temática do grupo focal, também foi escrito artigo científico. Conclusão: O curso foi desenvolvido mediante os assuntos abordados no grupo focal, além de revisão da literatura. Também foi escrito artigo a partir dos resultados obtidos com a análise temática de conteúdo do grupo focal. Palavras-chave: educação médica; educação a distância; preceptoria; docente; internato e residência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectInternato e residênciapt_BR
dc.titleElaboração e validação de curso a distância para desenvolvimento de preceptores médicospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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