Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/874
Título: Portfólio avaliativo para a aprendizagem: orientação aos estudantes
Autor(es): DUQUE, Taciana Barbosa
SILVA, Bruno Hipólito da
Faculdade Pernambucana de Saúde
Palavras-chave: Portfólio
Avaliação
Aprendizagem
Data do documento: 2023
Resumo: O portfólio para a aprendizagem é um instrumento de avaliação processual e contínua. Com esse propósito não é eficaz se consistir apenas em coleção de materiais e relatos. Deve tornar-se pessoal para os estudantes e ter clara definição do seu objetivo de acordo com o cenário de aprendizagem planejado. O portfólio tem grande potencial para avaliação de competências em diversos cenários. Através da integração de evidências variadas fornece uma imagem abrangente sobre o desempenho do estudante .Para melhor efetividade o Portfólio deve ser enxuto, adequado ao propósito, com liberdade para os estudantes, e orientação adequada sobre a sua finalidade. Por tratar-se de avaliação de caráter longitudinal o papel do tutor é de grande importância na efetividade da utilização do portfólio. O acompanhamento orientação e feedback durante o processo de construção é essencial para a sua finalidade. Apresentamos um Portfólio para a aprendizagem, avaliativo, em ambiente virtual, que deve ser planejado baseado nas competências a serem desenvolvidas no processo de aprendizagem que esteja sendo utilizado. Busca-se com isso que o estudante reflita sobre sua prática, identifique a finalidade para a sua formação com espaço para reflexão crítica permitindo o acompanhamento longitudinal do seu progresso.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/874
ISBN: 978-65-84502-84-0
Aparece nas coleções:Produções Institucionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudante - Portfólio Avaliativo_2023 2.pdf4.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.