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Title: Elaboração e validação de curso na modalidade ensino à distância sobre mini-cex para preceptores de uma residência em mastologia
Authors: FIGUEIRÊDO, Isabella de Andrade
SILVA JUNIOR, José Roberto da
PEREIRA, Isabel Cristina Areia Lopes
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Educação em saúde
Feedback formativo
Internato e residência
Ensino à distância
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Introdução: A avaliação do médico residente é fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, o Mini-CEX é considerado uma ferramenta adequada para realizar uma avaliação que permita oferecer um feedback educacional estruturado. Os preceptores de residência necessitam estar em contínuo processo de capacitação para melhor direcionar os seus residentes e o Ensino à Distância (EaD) pode ser uma estratégia atrativa para este fim. Objetivo: Elaborar e validar um curso na modalidade de Ensino à Distância (EaD) sobre Mini-CEX para preceptores numa residência em Mastologia. Método: Trata-se do desenvolvimento de um produto técnico-educacional do tipo material didático-instrucional no formato de curso de capacitação através de Ensino à Distância (EaD). A pesquisa foi desenvolvida em 3 etapas: 1°) Sistematização de um formulário on-line contendo o instrumento de avaliação Mini-CEX com feedback amparados com os objetivos de aprendizagem da residência médica; 2°) Elaboração de um curso EaD sobre Mini-CEX e o uso da ferramenta on-line. Inicialmente foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a temática do Mini-CEX, a seguir, a elaboração do plano de conteúdo do curso, e por fim, o roteiro de gravação. Após a elaboração do plano e do roteiro, foi realizada a validação de conteúdo com especialistas em ensino na área de saúde e, por último, a gravação do curso no formato de videoaulas; 3°) Validação semântica do curso pelos preceptores envolvidos na residência em Mastologia. Após a análise das respostas dos formulários de validação semântica, foi calculada a média aritmética ponderada dos itens, correspondendo ao escore médio global (EMG) e o alfa de Cronbach a fim de verificar o nível de compreensão investigado e a porcentagem de concordância entre os participantes com relação a conteúdo, material didático e ambiente virtual do curso. Aspectos éticos: O presente estudo seguiu os termos da resolução nº 510, de 07 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde para pesquisa em seres humanos. Além disso, o estudo foi submetido para apreciação e aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa da FPS e pelo Comitê de Ética do IMIP. Os participantes da pesquisa, tanto da fase de validação de conteúdo quanto da fase de validação semântica, assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: Tutorial de criação do formulário Mini-CEX on-line; curso na modalidade EaD sobre Mini-CEX; artigo científico e capítulo de livro sobre a temática do Mini-CEX. Na fase de desenvolvimento do curso ocorreu o planejamento e elaboração do plano de conteúdo do curso e do roteiro de gravação do curso. Em seguida foi realizada a validação de conteúdo com 4 experts em ensino na área de saúde. Todos do grupo de consenso concordaram com o conteúdo proposto sobre Mini-CEX, recomendaram mínimas modificações, e todas as sugestões foram acatadas por consenso pelos autores e experts e incorporadas ao curso. A gravação do curso foi realizada com o apoio da equipe do núcleo de EaD da instituição. Para a edição, a equipe utilizou, além da gravação feita em estúdio, imagens, gráficos, trilhas sonoras e vídeos colhidos nos bancos do Envato e da Adobe da instituição, resultando em curso na modalidade de ensino à distância, autoinstrucional e sem mediação, com carga horária total de 2 horas. Posteriormente foi realizada a validação semântica com 14 preceptores, para que eles avaliassem o nível de compreensão do curso, por meio de um questionário autopreenchido e que não exigia a interação sincrônica com os pesquisadores. Quando questionados se o conteúdo dos vídeos contribuiu para o aprendizado dos temas abordados, todos os cursistas responderam que concordavam totalmente. Quando questionados se os vídeos apresentaram áudio, imagem e duração satisfatórios, todos concordaram totalmente. Com relação a clareza e síntese da forma como o curso foi apresentado no ambiente virtual, 92,85% concordaram totalmente. Além disso, 92,85% dos cursistas concordaram totalmente que os textos das telas estavam apresentados de forma clara e sucinta, possibilitando o entendimento das atividades. Sobre o ambiente virtual, 85,71% concordaram totalmente que as informações foram adequadas para a participação das atividades do curso. Ao questionar-lhes sobre a carga horária do curso, 78,57% concordaram totalmente que foi compatível com os conteúdos apresentados, e 92,85% concordaram totalmente que o tempo de acesso ao curso foi adequado. Após avaliação individual dos itens, obteve-se um escore médio global de 98% de satisfação e um alfa de Cronbach igual a 0,8 (consistência boa). Conclusão: Foi elaborado e validado um curso na modalidade de ensino à distância sobre Mini-CEX voltado para a prática da preceptoria. Este curso visa oferecer ao preceptor uma estratégia de construção de conhecimento sobre o tema, além de estimulá-lo a utilizar a ferramenta de avaliação educacional. O curso atendeu ao rigor metodológico ao qual se propôs, sendo validado por especialistas em ensino na área de saúde e pelo público-alvo: os preceptores da residência em Mastologia, podendo, no entanto, ser utilizado por qualquer serviço de residência médica. Palavras-chave: educação em saúde; feedback formativo; internato e residência; ensino à distância.
Description: Dissertação apresentada como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/870
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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