Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/855
Título: Manual para o ensino da fisioterapia na saúde da mulher com a utilização de metodologias ativas
Autor(es): Dantas, Hanna Graziela Arcanjo de Oliveira
Vieira, Juliany Silveira Braglia César
Guendler, Julianna de Azevedo
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área da Saúde
Palavras-chave: Aprendizagem Ativa
Fisioterapia
Estudos de validação
Saúde da mulher
Data do documento: 8-Mar-2023
Editor: Faculdade Pernambucana de Saúde
Citação: DANTAS, Hanna Graziela Arcanjo de Oliveira; VIEIRA, Juliany Silveira Braglia César; GUENDLER, Julianna de Azevedo. Manual para o ensino da fisioterapia na saúde da mulher com a utilização de metodologias ativas. Recife: Do Autor, 2021
Resumo: Seja bem-vindo ao Manual para o Ensino da Fisioterapia na Saúde da Mulher com a utilização de Metodologias Ativas. Trata-se de um instrumento ancorado em Metodologias Ativas para o ensino da Fisioterapia na Saúde da Mulher. É resultado de um estudo metodológico de desenvolvimento de material didático instrucional, produto técnico do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área da Saúde. Desenvolvido através da construção e validação de material educativo, realizado em 3 etapas: construção do manual; validação do conteúdo por experts e validação semântica pelo público-alvo. Validado por profissionais Fisioterapeutas especialistas nas áreas de saúde da mulher, obstetrícia e/ou educação em saúde, com experiência em metodologias ativas. A construção do manual deu-se através de um levantamento na literatura científica acerca de metodologias ativas no ensino superior e dos principais temas trabalhados na literatura, nos conselhos federais e estaduais de fisioterapia e na base curricular para o ensino da fisioterapia na saúde da mulher. A partir desse levantamento foram elaborados os objetivos de aprendizagem e as situações-problemas, a partir das quais poderão ser trabalhadas pelos docentes e/ou preceptores com as metodologias ativas de suas preferências. Este manual está dividido estruturalmente em 22 situações problema que representam o conteúdo teórico disposto nos sumários das literaturas que norteiam a base e o surgimento da fisioterapia na saúde da mulher. Cada "situação-problema” aborda um conteúdo/assunto, estruturado em itens que contemplam um tema, seus objetivos de aprendizagem, o tipo de problema utilizado e uma situação problema de acordo aos objetivos, devidamente intitulado. Este instrumento educacional pode servir de subsídio para o ensino em fisioterapia na saúde da mulher, como também pode ser usado como modelo para o ensino em outras áreas profissionais. Assim, esta primeira edição do Manual para o Ensino da Fisioterapia na Saúde da Mulher com a utilização de Metodologias Ativas objetiva orientar e auxiliar o ensino na fisioterapia, com a pretensão de ser gradualmente aprimorado, por meio de contribuições dos diversos atores participantes desse processo.
Descrição: Produto técnico submetido ao Programa de mestrado de educação para o Ensino em Saúde da Faculdade pernambucana de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/862
ISBN: 9786584502253
Aparece nas coleções:Desenvolvimento de material didático ou instrucional
Desenvolvimento de material didático ou instrucional
Desenvolvimento de material didático ou instrucional
Desenvolvimento de material didático ou instrucional
Desenvolvimento de material didático ou instrucional
Desenvolvimento de material didático ou instrucional
Desenvolvimento de material didático ou instrucional
Desenvolvimento de material didático ou instrucional
Desenvolvimento de material didático ou instrucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologia Ativa no Ensino da Fisioterapia na Saúde da Mulher.pdfManual1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.