Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/804
Title: Elaboração e validação de curso na modalidade a distância sobre critérios para inclusão de pacientes adultos em cuidados paliativos
Authors: CAJUEIRO, Sílvio Eduardo Figueirôa
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Educação a distância
Educação médica
Cuidados paliativos
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Introdução: O envelhecimento da população mundial produzirá um impacto socio-demográfico que passa pela utilização dos serviços de saúde. Neste contexto, há a necessidade de inserir na formação médica conhecimentos sobre cuidados paliativos, modalidade terapêutica aplicável a uma parcela desta população, porém ainda pouco disseminada. Uma das principais dificuldades para a atenção paliativa consiste na não identificação do indivíduo como elegível para esta modalidade de cuidado ante a terminalidade da vida. Diante da necessidade de elaboração de novos produtos educacionais com esta temática, a utilização da educação à distância (EAD) na elaboração de materiais didáticos mostra-se uma opção coerente. Objetivos: elaborar e validar o conteúdo de um curso na modalidade educação a distância sobre critérios para inclusão de pacientes adultos em Cuidados Paliativos. Métodos: elaboração e validação de conteúdo de curso na modalidade de EAD, utilizando-se as três primeiras etapas do modelo de desenho instrucional ADDIE. Na fase de Análise foram avaliadas as necessidades da população alvo a partir de revisão bibliográfica da literatura; no Desenho foi organizado o conteúdo, plano de ensino e formato do curso; no Desenvolvimento foi criado o protótipo projetado na fase anterior; por fim, foi realizada a validação de conteúdo através de painel de especialistas. Aspectos éticos: o estudo seguiu os termos da resolução nº 510 do Conselho Nacional de Saúde. Foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa da FPS conforme Parecer Consubstanciado 4.525.233 e CAAE 40682320.4.0000.5569. Resultados: os resultados deste trabalho foram apresentados sob forma de dois produtos, artigo científico e produto técnico educacional do tipo curso na modalidade a distância. Conclusão: espera-se que o curso contribua para a formação de médicos que trabalhem na assistência a pacientes com perfil de paliação ou que tenham interesse na construção de competências, habilidades e atitudes nesta área de atuação. Palavras-chave (DeCS): Educação a Distância; Educação Médica; Cuidados Paliativos.
Description: Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/804
Appears in Collections:TCC (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.