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dc.contributor.authorMESQUITA, Vânia de Araújo-
dc.date.accessioned2022-08-22T18:20:55Z-
dc.date.available2022-08-22T18:20:55Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/776-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: A formação de profissionais da área de saúde para o SUS é um processo desafiador e complexo. O estágio oportuniza ao discente o aprendizado de competências próprias da atividade profissional. Competência na área de saúde é entendida como domínio de habilidades profissionais cognitivas, psicomotoras e afetivas em nível desejado de qualidade, necessárias para desempenhar ações e solucionar problemas. Objetivo: O estudo objetivou compreender o processo de formação do estudante através do estágio supervisionado no SUS, na graduação em odontologia, na perspectiva dos discentes, preceptores e docentes. Método: Trata-se de um estudo qualitativo. Participaram discentes e docentes da Faculdade de Odontologia de Pernambuco e preceptores lotados nos Distritos Sanitários III e VII nas Unidades de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde do Recife. A determinação da amostra foi através do método de saturação teórica. Utilizou-se entrevista que foi submetida à análise de conteúdo de Bardin. E foi iniciado após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, parecer nº 1.519.96. Resultados: Através da análise de conteúdo emergiram três categorias: 1) A vivência sobre os estágios no SUS; 2) A aprendizagem promovida pelo preceptor; e 3) O exercício da prática do discente no SUS. Discussão: O estágio contribuiu para a ampliação e auto regulação dos conhecimentos dos discentes, na aquisição de habilidades de trabalhar em equipe, de comunicação e psicomotoras como agilidade e refinamento técnico. E para o desenvolvimento de atitudes de cidadania, alteridade, escuta, respeito, humildade, autonomia e humanização. No exercício desta prática, existem desafios relacionados à instituição, ao serviço e alguns que ultrapassam as esferas da educação e da saúde. Desta forma, os participantes fizeram sugestões na busca da qualificação desta prática de ensino-aprendizagem. O Projeto Pedagógico da instituição estudada contempla em cada disciplina de estágio a emenda e o objetivo geral, entretanto sem explicitar os objetivos de aprendizagem nos domínios cognitivo, psicomotor e afetivo. Conclusão: O estágio é valorizado porque oportuniza o conhecimento da realidade do SUS e contribui para a aprendizagem cognitiva, psicomotora e afetiva dos discentes. Estas contribuições foram percebidas na inserção dos discentes na equipe multiprofissional pela troca de saberes, na articulação entre teoria e prática através da aprendizagem significativa, na aproximação da realidade de vida e saúde dos usuários e no saber lidar com a grande demanda e limitações dos serviços. No exercício desta prática, existem desafios e o seu enfretamento enfrentamento requer políticas públicas efetivas e o compromisso de todos os envolvidos. Neste sentido, os participantes fizeram sugestões na busca da qualificação desta prática de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Sistema Único de Saúde; Odontologia; Ensino; Aprendizagem; Estágiopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.titleEstágio supervisionado no SUS na graduação em odontologiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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