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dc.contributor.authorFERREIRA, Tatiana Cristina Montenegro-
dc.date.accessioned2022-08-22T13:02:18Z-
dc.date.available2022-08-22T13:02:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/773-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: na metodologia da aprendizagem baseada em problemas, o desenvolvimento do grupo tutorial tem grande importância no processo de ensino-aprendizagem. Em alguns casos, os grupos tutoriais podem ser disfuncionais, ocasionados por motivos diversos, com dimensões cognitivas, motivacionais e sociais, que limitam o desempenho da equipe. Os fatores que influenciam a dinâmica do grupo podem estar diretamente relacionados aos tutores, discentes, elaboração do caso-problema, avaliações, recursos educacionais e fatores externos. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais são os principais incidentes críticos dos grupos tutoriais, determinar a frequência com que eles ocorrem e comparar a percepção dos estudantes e tutores. Método: trata-se de um estudo com delineamento quantitativo, de tipo exploratório, transversal, survey. A coleta de dados ocorreu em duas fases: a primeira consistiu na aplicação de um questionário não estruturado, de forma presencial. Os dados foram examinados e categorizados para elaboração de um questionário semiestruturado, que foi aplicado na segunda fase de coleta de dados, a fim de determinar a frequência dos incidentes críticos. Os dados foram analisados por meio do programa estatístico EPI INFO, na versão 6.04d. Resultados: a análise dos resultados, proveniente da percepção dos estudantes e tutores da IES pesquisada, que utiliza metodologia ativa, quanto à ocorrência e frequência dos incidentes críticos nos grupos tutoriais, indicou alguns aspectos disfuncionais na dinâmica das sessões tutoriais, relacionados à atuação individual e coletiva dos envolvidos. Os achados gerais demonstram que na maioria das sessões tutoriais ocorrem incidentes críticos considerados graves potenciais, inibidores do processo de ensino-aprendizagem exitoso. Quanto à frequência de incidentes críticos, a opinião de estudantes e tutores foi divergente em alguns aspectos. Conclusão: no presente estudo, constataram-se, com base nos resultados apontados, incidentes críticos considerados principais e recorrentes, por apresentarem concordância entre tutores e estudantes, sendo eles nos grupos tutoriais: estudantes que não estudam para a discussão; estudantes que têm dificuldades de expor suas ideias; a maioria dos estudantes não participa da discussão do caso; há desinteresse ou desmotivação dos estudantes em participar das discussões; há conversas paralelas durante a discussão e participação disfuncional e/ou pouca interação dos estudantes no AVA. Palavras-chave: metodologia, educação em saúde, aprendizagem baseada em problemas, educação superior.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.titleIncidentes críticos em grupos tutoriais sob a percepção de estudantes e tutorespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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