Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/772
Title: Construção e validação de manual para preceptoria da residência de enfermagem em saúde da mulher no método da aprendizagem baseada em problemas
Authors: MORAIS, Ramon José Leal de
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Educação em enfermagem
Saúde da mulher
Aprendizagem baseada em problemas
Issue Date: 2016
Abstract: RESUMO Introdução: O método de Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) traz em sua essência a resolução de problemas baseada em um contexto predefinido, com propósito de cumprimento de temáticas curriculares através de uma abordagem ativa, constituída pela construção colaborativa e o conhecimento prévio do estudante. A contextualização temática, comum ao método, aumenta a compreensão, retenção dos conhecimentos e o aprendizado, fomentando a formação de profissionais em contextos específicos e promovendo a motivação para o estudo. Objetivo: Elaborar um manual para preceptoria da residência de enfermagem em saúde da mulher baseado na metodologia ABP. Método: Trata-se de um estudo de elaboração de instrumento educacional para o Programa de Residência de Enfermagem em Saúde da Mulher do Hospital Dom Malan/ IMIP Hospitalar que contemplou três etapas: a construção do manual, norteado pelo conteúdo temático presente no currículo do primeiro ano do programa da residência; a validação de conteúdo, por meio de avaliação por juízes composto por especialistas na área de saúde da mulher, obstetrícia e/ou educação, utilizando a técnica de Delphi; e a validação semântica do conteúdo através da análise realizada pela população-meta, através da técnica de grupo focal. A análise dos dados referentes à validação de conteúdo foi realizada pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Na validação semântica foi utilizada a técnica de análise de discurso. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Resultados: O processo de validação permitiu o aprimoramento do conteúdo do manual em alguns aspectos, tais como, redação de situação problema, inclusão de termos desconhecidos e alterações de verbos de objetivos de aprendizado. O Manual do Preceptor apreciado por especialistas e residentes, apresentou Índice de Validade de Conteúdo Global de 0,93, resultando em um instrumento em ABP composto por 11 situações problemas e 41 objetivos de aprendizagem. Considerações finais: A elaboração do Manual possibilitou uma construção conceitual do método ABP, permitindo uma análise descritiva a respeito da utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem em residências em saúde, além de promover uma discussão e proporcionar melhorias para concretização do instrumento. Como perspectivas e limitações deste trabalho encontram-se a avaliação de suas propriedades psicométricas, a verificação da consistência interna e a confiabilidade do instrumento. Sugerimos que novas pesquisas sejam feitas na tentativa de instrumentalização de uma prática pouco abordada no Brasil. Descritores: educação em enfermagem, saúde da mulher, aprendizagem baseada em problemas.
Description: Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/772
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ramon josé _Mestrado.pdf2.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.