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dc.contributor.authorLEITE, Nara Moura Melo de Barros-
dc.date.accessioned2022-08-22T12:46:57Z-
dc.date.available2022-08-22T12:46:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/771-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO INTRODUÇÃO: A Atenção Domiciliar tem se consolidado como uma estratégia para qualificar a prestação dos cuidados aos pacientes que não têm condições de se deslocar a uma unidade de saúde ou que estão hospitalizados e aptos a serem acompanhados no ambiente domiciliar. Na visita domiciliar são desenvolvidas ações de orientação, educação, levantamento de possíveis soluções de saúde, fornecimento de subsídios educativos para que os indivíduos atendidos tenham condições de se tornar independentes. Para atuar neste novo modelo, é fundamental criar estratégias descentralizadas, realizadas no próprio local de trabalho, destinadas a promover mudanças nas práticas de saúde. É, portanto, nesse cenário de práticas que estão os profissionais de saúde em questão neste estudo. OBJETIVO: Compreender a percepção que os preceptores do Serviço de Atenção Domiciliar têm sobre a atividade de docência. MÉTODOS: Estudo de abordagem qualitativa. Os dados foram analisados através do método da Análise de Conteúdo Temática. A técnica consiste em um conjunto de instrumentos metodológicos que se aplicam a discursos diversificados, principalmente na área das ciências sociais e da saúde, com objetivos bem definidos e que servem para desvelar o que está oculto no texto, mediante decodificação da mensagem. O cenário foi o Serviço de Atenção Domiciliar administrado pelo Instituto de Medicina Integral Prof Fernando Figueira. RESULTADOS: Foram entrevistados 10 profissionais, com faixa etária de 25 a 37 anos, um do sexo masculino. Cinco categorias temáticas foram identificadas: sobre o que é ser preceptor; capacitação para a preceptoria e o desempenho no domicílio; preceptoria e suas atividades docentes; sobre os objetivos de aprendizagem na preceptoria; sugestões para o exercício da preceptoria na atenção domiciliar. CONCLUSÃO: Os preceptores se reconhecem enquanto docentes, mas atuam sem capacitação, o que precariza a formação dos estudantes e desestimula a atuação dos profissionais enquanto formadores. PALAVRAS-CHAVE: assistência domiciliar, ensino, preceptoria.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAssistência domiciliarpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.titleA prática docente na perspectiva de preceptores de um serviço de atenção domiciliarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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